Quantcast
Produção

#MostremNos: Dove quer acabar com os estereótipos de beleza

A Dove lançou o projeto #MostremNos, uma biblioteca de fotografias criada por mulheres e indivíduos não-binários para quebrar os estereótipos de beleza e dar a conhecer as mulheres tal como são e não como a sociedade as estereotipa. Desenvolvido em parceria com a Getty Images, a Girlgaze e mulheres de todo o mundo, este projeto quer criar um panorama visual mais diversificado e inclusivo na comunicação.

O projeto está ainda integrado no compromisso da Unilever com a UN Women’s Unstereotype Alliance – uma iniciativa global inter-setorial que utiliza o poder dos meios de comunicação e da publicidade para acabar com os estereótipos que afetam a sociedade.

 

De acordo com a Dove, “70% das mulheres revela que ainda não se sente representada nas imagens que vê todos os dias (…) Todos os dias, a vida das mulheres é afetada por estas limitações, exclusões e estereótipos, podendo afetar a sua saúde, relações e oportunidades de vida. O projeto #MostremNos foi criado em parceria com a Getty Images – um dos principais criadores e distribuidores de imagens do mundo – e a Girlgaze – uma rede de 200 000 criativas de todo o mundo. Esta biblioteca inovadora de imagens está já disponível para os meios de comunicação e publicidade.”

A marca revela ainda que 67% das mulheres pede que as marcas se mobilizem e que comecem a assumir responsabilidade pelas imagens que utilizam. “Na Getty Images, o termo de pesquisa “pessoas reais” aumentou + 192% em relação ao ano passado, “mulheres diversas” +168% e “mulheres fortes” +187%, evidenciando o aumento da procura por uma representação mais realista das mulheres e da beleza. O aumento de +202% do termo de pesquisa “mulheres líderes” revela ainda uma enorme necessidade de representar mulheres em papéis mais progressistas e de maior força”, refere.

 

Sophie Galvani, Vice-Presidente Global da Dove, sublinha que “a Dove entende o impacto que as imagens irreais de beleza podem ter na confiança do corpo feminino e na consequente capacidade de atingir o seu pleno potencial. Há mais de 60 anos que acreditamos em libertar as mulheres dos ideais de beleza e mostrar a diversidade na nossa publicidade. No entanto, isso não é suficiente, e não podemos fazer a mudança que queremos e precisamos sozinhos. Por isso, criámos o projeto #MostremNos – demorámos mais de um ano a criar o maior banco de imagens do mundo, com mais de 5 000 imagens de beleza real, que quebram todos os estereótipos de beleza. Agora, convidamos os meios de comunicação e publicidade a juntarem-se a nós para realizar ações concretas. As imagens foram criadas e auto-marcadas pelas próprias mulheres e nós, além de pedirmos à comunicação e publicidade que utilizem estas imagens para os próximos projetos, também oferecemos às mulheres de todo o mundo a oportunidade de fazerem parte da mudança e adicionarem as suas próprias imagens à biblioteca.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever