Quantcast
Agroalimentar

Lusiaves vai saber de forma mais precisa que quantidade de ração é distribuída nos seus pavilhões

Grupo Lusiaves vai investir 60 milhões de euros para criar unidades de produção nos concelhos afetados pelos incêndios

O Grupo Lusiaves vai apresentar na próxima semana uma tecnologia que permitirá resolver um problema antigo: não conseguir saber de forma precisa a quantidade de ração que é distribuída pelos pavilhões de frangos. Atualmente, estas descargas são feitas a olho, mas com a implementação de um sensor ao nível da suspensão dos camiões e de um algoritmo avançado passará a ser possível aferir o peso transportado em tempo real.

De acordo com o Grupo Lusiaves, a informação do peso transportado pelo camião “é passada automaticamente para o motorista através de uma app no smartphone que vai permitir descargas precisas e de forma automática, reduzindo o erro e originando grandes poupanças e uma melhor qualidade nos frangos que o Grupo comercializa”.

Segundo Paulo Gaspar, Administrador e CIO do Grupo Lusiaves, “o Grupo Lusiaves há muito que aplica conceitos e tecnologia de Indústria 4.0, e há muito que tem fábricas totalmente automatizadas. No entanto sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer rumo à total digitalização do negócio, e nesse âmbito, o objetivo deste desafio foi demonstrar mais um exemplo prático de como com a aplicação de tecnologias de Indústria 4.0 se consegue ter ganhos de eficiência, competitividade, redução de custos, e talvez até, desenvolver novos modelos de negócio”.

O Grupo Lusiaves revela ainda que esta solução tecnológica vai também permitir recolher o milho nas explorações agrícolas sabendo em tempo real quanto está a ser transportado e conseguindo automaticamente partilhar essa informação com o agricultor, garantindo que este sabe que quantidades está a vender e garantindo que só está a ser transportado as quantidades permitidas por lei.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever