Quantcast
Sustentabilidade

“Inovar com sentido e direção” no setor das embalagens

“Inovar com sentido e direção”, faz parte da estratégia para as embalagens apontada pela Secretária de Estado do Ambiente.

“Inovar com sentido e direção, apostando na sensibilização, mas também numa estratégia de circularidade sistémica capaz de influenciar o design das embalagens e evoluir em matéria de cluster”, faz parte da estratégia apontada pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês do Santos Costa, para o futuro deste setor, no âmbito do evento “Eco Embalagens | UnboxingTheFuture”, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV).

Em comunicado, a organização informa ainda que a responsável referiu que “o futuro das embalagens passa pelo desenvolvimento de soluções partilhadas entre os diferentes intervenientes da cadeia de valor, bem como pela implementação de políticas públicas colaborativas, que penalizem as empresas que não cumpram as metas propostas para a redução de embalagens”.

 

A sessão contou ainda com a participação do professor Instituto Superior Técnico António Costa e Silva, que considerou que “para acelerarmos a transição para a economia circular, temos de mudar o nosso paradigma mental, através da sensibilização da sociedade para a importância da reciclagem, da ciência dos materiais, da inovação e digitalização dos processos e, essencialmente, da promoção do consumo responsável e inteligente”.

Na mesa-redonda “As Embalagens do Futuro”, os oradores sublinharam a necessidade de investir no processo de rastreabilidade “embalagem a embalagem” para a obtenção de informação detalhada sobre o seu ciclo de vida. Também a importância de reforçar a educação ambiental e a comunicação existente nesta matéria foi salientada.

 

A finalizar o evento, Ana Trigo Morais, CEO da SPV, reforçou a ideia de que “o país apenas conseguirá evoluir rumo à economia circular se houver este esforço colaborativo entre as diferentes entidades que compõem a cadeia de valor do setor das embalagens, que permita uma inovação partilhada, mais rápida e com ganhos imediatos”.