Tecnologia

IBM cria ‘língua eletrónica’ com IA que deteta bebidas contrafeitas

IBM cria ‘língua eletrónica’ com IA que deteta bebidas contrafeitas

A IBM Research está a desenvolver a Hypertaste, uma ‘língua eletrónica’ com Inteligência Artificial inspirada na língua humana e que tem a capacidade de identificar os ingredientes em líquidos. De acordo com a tecnológica, a tecnologia nasce da necessidade de identificar líquidos de forma fiável sem recorrer a laboratórios.

No site da empresa pode ler-se que a Hypertaste vem responder às necessidades da indústria e até da ciência como, por exemplo, um produtor de vinhos que queira identificar bebidas contrafeitas. “A rápida identificação, no local, e classificação dos líquidos é também importante para as indústrias farmacêutica e da saúde”, acrescenta a IBM.

“A Hypertaste usa sensores eletroquímicos constituídos por pares de elétrodos, que respondem individualmente à presença de combinações de moléculas. A combinação dos sinais de voltagem de todos os pares de elétrodos representa a ‘impressão digital’ dos líquidos”, diz ainda a IBM.

A empresa explica também que a tecnologia “prova que um dispositivo portátil pode ter a capacidade de criar a ‘impressão digital’ de líquidos de forma rápida – uma competência que até aqui não estava ao alcance da analítica de químicos. Esta tecnologia pode beneficiar indústrias como a indústria, a alimentar e das bebidas”.

Veja no vídeo como funciona a tecnologia