A Henkel criou uma embalagem a partir de plástico quimicamente reciclado, uma inovação que resulta de uma parceria com o fabricante de embalagens Alpla. O projeto piloto, com garrafas da marca Perwoll, faz parte do projecto ChemCycling project, liderado pela BASF.
“Através da reciclagem química, os resíduos de plástico misto, que antes eram impossíveis de reciclar, podem agora ser efetivamente reprocessados e reutilizados”, explica a empresa. Thorsten Leopold, Head of International Packaging Development Home Care da Henkel, acrescenta que “vemos um enorme potencial para a reciclagem química dos produtos, para complementar a reciclagem mecânica convencional. A reciclagem mecânica é limitada pelo facto de que nem todos os resíduos de plástico podem ser reprocessados em material utilizável. Graças à reciclagem química, os recursos fósseis podem ser substituídos por material reciclado feito de lixo plástico. Este projeto é um importante passo adicional para a criação de uma economia circular para o plástico – com base nisso, estamos a avaliar novas oportunidades para integrar o plástico quimicamente reciclado nas embalagens dos nossos produtos”.
“Através da reciclagem química, o recurso plástico pode ser mantido de forma mais duradoura dentro do ciclo do material – o carbono que ele contém pode ser reutilizado. É desta forma que a reciclagem química pode complementar as tecnologias estabelecidas, como a reciclagem mecânica. A qualidade dos materiais testados convenceu-nos”, acrescenta Nicolas Lehner, Chief Commercial Officer for Alpla.
“A reciclagem química de produtos permite que os resíduos de plástico que não podem ser reciclados mecanicamente sejam reintroduzidos no ciclo do material. O ChemCycling utiliza processos termoquímicos para transformar resíduos de plástico em óleo de pirólise. Essa matéria-prima secundária serve como matéria-prima para a indústria química produzir plástico para diversos fins, como embalagens. As embalagens produzidas com esses materiais quimicamente reciclados apresentam a mesma qualidade que as embalagens produzidas a partir de plástico novo. Isso permite economizar os recursos fósseis e reduzir os resíduos”, acrescenta ainda a Henkel.