A Coolfarm, empresa nacional que desenvolve software vocacionado para estufas de produção agrícola em hidroponia, foi distinguida com o prémio ‘Startup do Ano 2017’, no âmbito da terceira edição do Ativar Portugal Startups, iniciativa organizada pela Microsoft Portugal.
A empresa criou um sistema de controlo inteligente das plantações agrícolas, especialmente útil para estufas e armazéns de produção agrícola, que permite cultivar em hidroponia, em interior, durante todo o ano, sem desperdícios.
Recentemente, a startup portuguesa apresentou também uma solução a pensar no setor do retalho – o ‘In/store’. Uma estufa automática e inteligente pensada para ser integrada em supermercados, restaurantes ou armazéns que permite o cultivo vertical de hortícolas ao longo de todo o ano, com uma poupança de 90% de água.
De acordo com João Igor, co-fundador da Coolfarm e responsável de Design e Comunicação da empresa, trata-se de uma “solução chave na mão para a produção local de vegetais frescos. Este sistema é intuitivo, inteligente e automático, contando com um ambiente limpo e climatizado no interior, perfeito para fornecer as condições ideais ao crescimento de vegetais de qualidade superior como alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas, flores, e para a germinação de plantas. Este sistema usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e dispensa o uso de pesticidas e herbicidas. É composto por módulos que começam em cerca de 100 metros quadrados de área de produção, mas que podem ser facilmente aumentados tanto vertical como horizontalmente, proporcionando um rápido retorno do investimento aos seus compradores.”