A Coca-Cola Europacific Partners anunciou durante os últimos dias que está a instalar na sua fábrica de Azeitão um parque fotovoltaico. O objetivo da marca é tornar mais eficiente esta unidade industrial, melhorando o seu desempenho energético.
Com a instalação, a Coca-Cola estima poupar 2750 MWH o correspondente a 500 toneladas de CO2 por ano.
Com a primeira fase da instalação já concluída, correspondendo à “instalação de painéis fotovoltaicos numa área de 10.682 m2, no topo das instalações fabril, “prevê-se que a segunda fase de instalação possa iniciar-se durante o próximo ano, com a ocupação de mais 11.000 m2”.
Segundo Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication & Sustainability da CCEP Portugal, “este é um passo muito importante na estratégia de sustentabilidade com particular incidência na ação sobre o Clima e na redução de emissões de CO2. Desde 2018 que 100% da energia elétrica contratada na fábrica de Azeitão é de origem renovável certificada. Agora evoluímos para energia solar produzida diretamente pelos painéis fotovoltaicos na nossa fábrica”.
Com efeito, o modelo integrado de gestão de energia já permitiu alcançar, em Portugal, uma melhoria sustentada na eficiência energética de 33%, desde 2010 e uma redução global de 25,7% na emissão de gases de efeito de estufa, desde 2019.