Produção

Cervejeiros de Portugal quer promover consumo consciente de bebidas alcoólicas

Cervejeiros de Portugal quer promover consumo consciente de bebidas alcoólicas

A Cervejeiros de Portugal realiza no próximo dia 17 de outubro, no Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, um encontro com influenciadores e jovens do ensino secundário. A iniciativa, integrada no projeto de responsabilidade social da associação – Falar Claro -, contará com a presença do ator Tiago Teotónio Pereira e do humorista e youtuber Diogo Batáguas.

Francisco Gírio, secretário-geral da Cervejeiros de Portugal, explica que “apesar de o consumo de álcool entre os adolescentes, em Portugal, ter diminuído nos últimos anos, vários estudos revelam que o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade é cada vez mais precoce. Os Cervejeiros de Portugal têm procurado desenvolver, de forma continuada, em parceria com a sociedade civil e as comunidades locais, ações e ferramentas que auxiliem professores e educadores a abordar esta questão e alertem os jovens para os malefícios do consumo precoce de bebidas alcoólicas”.

“Sabemos que os influenciadores têm hoje uma grande capacidade de impactar e influenciar a tomada de decisões dos jovens, como tal consideramos esta parceria estratégica para chegar a este público alvo e potenciar os efeitos de ações de sensibilização como esta”, sublinha Francisco Gírio.

A Cervejeiros de Portugal é um dos membros fundadores do Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS), uma plataforma liderada pelo SICAD/ Ministério da Saúde que reúne um conjunto alargado de representantes da sociedade civil que se comprometeram a desenvolver ações relevantes nesta área, um dos quais o projeto ‘Falar Claro’ que pretende alertar para os perigos associados ao consumo precoce de bebidas alcoólicas.