Quantcast
Sustentabilidade

Buondi aposta em embalagens de café 100% recicláveis

Buondi Sustentável

A Buondi lançou uma nova embalagem reciclada. O lote Buondi Prestige, com embalagens produzidas a partir de um material plástico 100% reciclável em Portugal, foi criado com o objetivo de eliminar o consumo anual de alumínio em 2,2 km2, bem como reduzir o consumo de água e energia necessários para produzir e reciclar este material.

Em comunicado, a marca de cafés portuguesa explica que o material, sendo menos complexo, “é considerado uma opção mais favorável à reciclagem, pelo que será possível efetuar este processo em países nos quais não era possível fazê-lo com as embalagens anteriores”, pelo que, em Portugal, estas embalagens deverão ser colocadas no Ecoponto Amarelo.

Nesta fase inicial, a marca refere que o novo conceito está a ser aplicado nos grandes formatos de 1 kg, comercializados pela Nestlé Professional.

Para Victor Manuel Martins, business executive oficcer da Nestlé Professional “todos temos uma responsabilidade muito grande sobre a gestão dos recursos do nosso planeta, mas sabemos que, neste momento, as marcas têm uma responsabilidade ainda maior”. Por isso, o responsável garante que “este é um projeto que iremos alargar e aplicar na restante gama de produtos e marcas de café portuguesas da Nestlé, produzidas na Fábrica do Porto”.

Esta iniciativa vai ao encontro do compromisso da Nestlé para com o Pacto Português para os Plásticos, com o compromisso de tornar as suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

A par das novas embalagens, a marca refere que a fita plástica utilizada nas caixas de transporte foi substituída por fita de papel reciclável. Além disso, 100% da energia elétrica adquirida pela fábrica de cafés da Nestlé no Porto é proveniente de fontes renováveis e a unidade fabril não envia quaisquer resíduos para aterro.

“Nos últimos 18 meses, foi já possível reduzir em 150 toneladas o uso de plástico em toda a produção, pontos de venda e gestão de descartáveis”, conclui.