Quantcast
Produção

Autoridades devem assegurar vias para a exportação de produtos frescos, apela Lusomorango

morangos

A Lusomorango, maior Organização de Produtores (OP) nacional do sector das frutas e legumes, com volume de negócios acima de 65 milhões de euros, em 2019, e que exporta mais de 95% da sua produção, apela “à salvaguarda dos mecanismos que permitam garantir o regular funcionamento da atividade do setor agrícola nacional e o escoamento dos produtos para os seus destinos de exportação”.

Segundo a organização, a necessidade de manter as fronteiras abertas para o transporte de mercadorias – entradas e saídas – é “vital para garantir a sustentabilidade deste setor e para dar resposta às necessidades dos mercados que procuram os pequenos frutos produzidos em Portugal”.

Mesmo nas atuais circunstâncias, com as economias europeias praticamente paralisadas num esforço de contenção social para travar a rápida propagação do novo Coronavírus (COVID-19), os mercados de destino da Lusomorango, sobretudo as geografias nórdicas, mantêm a procura pelos nossos produtos, revela a organização.

“Tendencialmente, acreditamos, esta procura irá mesmo aumentar, uma vez que o consumo de produtos frescos, num período de isolamento tão rigoroso, contribui para a manutenção de um estilo de vida o mais saudável possível”, admite a Lusomorango.

Com o consumidor a valorizar as propriedades destes pequenos frutos – nutritivos, saudáveis e com propriedades antioxidantes – a Lusomorango reforça que estes “são alimentos muito completos e integram uma dieta saudável”, socorrendo-se da informação veiculada pela Organização Mundial de Saúde que refere que este momento de recolhimento social “deve ser pautado por uma dieta equilibrada, tendo aqui o consumo de produtos hortofrutícolas um papel de destaque”.

A Lusomorango conta com 42 associados, correspondendo a uma força de trabalho de 2.200 trabalhadores, de mais de 30 nacionalidades, apelando ainda à “não discriminação de trabalhadores em função das suas origens”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever