A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a cadeia de distribuição brasileira Pão de Açúcar uniram-se numa ação de promoção de vinho verde para o mercado brasileiro e exportaram cerca de 200 mil garrafas de vinho, de 13 produtores nacionais, num total de 460 mil euros, revelou esta sexta-feira a AEP.
De acordo com a AEP, esta ação, organizada em parceria com a Opal e com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é “a maior exportação registada, de uma só vez, de um tipo de vinho para o mercado brasileiro”.
“Face ao crescente interesse pelo Vinho Verde no Brasil, e que é neste momento transversal a este país continental, entendemos ser de interesse do setor vitivinícola português promovermos uma ação em parceria com uma das maiores cadeias de distribuição deste país, o Pão de Açúcar, que tem mais de 2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, e que tem uma presença relevante há diversos anos neste mercado”, acrescenta ainda a Associação Empresarial de Portugal.
Paulo Nunes de Almeida, presidente da associação, diz ainda que “é um facto que cada vez mais consumidores brasileiros conhecem os vinhos portugueses. Apesar da carga fiscal elevada, que acaba por penalizar os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, este é um processo que merece o esforço e empenho da AEP”.
“Acreditamos que esta tipologia de ação deve ser replicada no futuro pelo impacto imediato que tem nas vendas dos produtores nacionais e pela motivação que desperta em todos os agentes económicos”, conclui.
Em julho de 2016, a cadeia brasileira de distribuição Pão de Açúcar importou mais de 100 mil garrafas de vinho português, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, num negócio avaliado em cerca de 300 mil euros.