ZLT – Zonas Livres Tecnológicas, experimentação de soluções tecnológicas aplicadas ao setor financeiro
De acordo com a informação partilhada pela ANI – Agência Nacional de Inovação, estas ZLT são ambientes físicos para testes, geograficamente localizados, em ambiente real ou quase-real, destinadas à execução de testes de tecnologias, produtos, serviços e processos inovadores de base tecnológica, de forma segura, com o apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes.
O objetivo é potenciar as oportunidades trazidas pelas tecnologias emergentes, nomeadamente:
- Inteligência artificial
- Blockchain
- Realidade virtual
- Robótica
- Internet das coisas
- Impressão 3 D
- Rede 5G
Uma das vantagens desta ZLT é permitir o desenvolvimento ou implementação de novos produtos e processos baseados em tecnologia que caso contrário, não poderiam ser testados dado o quadro jurídico aplicável. Atraindo também investimento estrangeiro relacionado com o desenvolvimento tecnológico.
Para o setor financeiro, as Zonas Livres Tecnológicas poderão ser interessantes para o desenvolvimento de novas tecnologias de controlo financeiro, mas não só. As empresas ao integrarem estas ZLT irão desenvolver uma maior interação com os reguladores no sentido de desenvolverem produtos e serviços de forma mais segura e posteriormente poderão beneficiar de autorização definitiva para operarem no mercado.
Nestes ambientes reais e seguros poderão assim ser testados novos produtos, que, sob o olhar do regulador, não estão desde logo sujeitos a apertados mecanismos regulatórios.