As novas previsões da Comissão Europeia para a economia da UE apontam para taxas de crescimento mais baixas do que as previstas em 2023, ainda que a inflação demonstre sinais descendentes este ano. Em 2024, espera-se agora que o crescimento atinja 0,9% (de 1,3%) na UE e 0,8% (de 1,2%) na área do euro, com previsões de descida de inflação na EU de 6,3% em 2023 para 3,0% em 2024.
A Comissão Europeia nota os fatores que contribuíram para que o crescimento fosse travado em 2023 e que passam pelas taxas de juros elevadas e o menor poder de compra das famílias. Este ano, porém, espera-se que a atividade económica na UE volte a acelerar gradualmente. “À medida que a inflação continuar a cair, os salários reais crescerão. Em conjunto com um mercado de trabalho resiliente, espera-se, portanto, que os consumidores gastem mais. Além disso, o comércio com parceiros estrangeiros deverá normalizar-se, depois de um desempenho muito fraco no ano passado”, lê-se no site da Comissão Europeia.
A inflação em 2023 caiu de forma mais rápida do que o esperado, em grande parte impulsionada pela queda dos preços da energia. No entanto, alerta, que as medidas de “apoio energético nos Estados-Membros irão terminar em breve, assim como as atuais tensões geopolíticas, nomeadamente no Médio Oriente, também poderão criar perturbações comerciais”, sendo que estes dois elementos poderão ainda contribuir para o aumento dos preços. No entanto, e numa perspetiva geral, “a inflação continuará a diminuir, mantendo sob controlo o aumento dos preços dos alimentos”, reforça a Comissão Europeia.
A Comissão publica quatro previsões económicas ao longo de um determinado ano, abrangendo dados do PIB e da inflação de todos os Estados-Membros, da UE e da área do euro.
Previsões económicas do Inverno de 2024
De acordo com as previsões intercalares de Inverno da Comissão Europeia, as perspetivas de crescimento para este ano são reduzidas, ainda que a inflação se mostre numa trajetória descendente, mais baixa do que a projetada no Outono passado. Estima-se agora que a atividade económica em 2023 “tenha aumentado apenas 0,5% tanto na UE como na área do euro” e as perspetivas de crescimento para 2024 “são revistas em baixa para 0,9% na UE e 0,8% na área do euro”. Já para 2025 espera-se ainda que a atividade económica “cresça 1,7% na UE e 1,5% na área do euro. Prevê-se que a inflação medida pelo IHPC da UE diminua de 6,3% em 2023 para 3,0% em 2024 e 2,5% em 2025. Na área do euro, prevê-se que desacelere de 5,4% em 2023 para 2,7% em 2024 e para 2,2% em 2025.