Quantcast
Tecnologia

PMEs mais confiantes no potencial da IA do que as grandes empresas

PMEs mais confiantes no potencial da IA do que as grandes empresas iStock

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão mais confiantes no potencial da Inteligência Artificial (IA) generativa do que as grandes empresas, com 95% dos profissionais deste segmento a mostrarem confiança quanto à utilização da IA nas suas funções e vendo nela “mais oportunidades de crescimento”.

As conclusões são da Salesforce, que acaba de divulgar o mais recente relatório sobre PMEs, em que inquiriu 600 profissionais de Tecnologia da Informação (TI).

 

“O crescimento da nova tecnologia de IA Generativa está já a democratizar a inovação e a permitir que as PMEs concorram em condições mais equitativas com empresas de maior dimensão”, lê-se no comunicado de imprensa.

De acordo com o relatório, ao adotarem esta nova tecnologia, as PMEs “estão já a obter insights mais profundos dos seus negócios, aumentando as receitas e melhorando as experiências dos clientes”.

 

A análise salienta que enquanto as PMEs estão focadas no crescimento através da IA, as grandes empresas estão concentradas numa operação mais eficiente, revelando três benefícios concretos da aplicação da IA nos respetivos segmentos empresariais.

Para as PMEs, o relatório aponta a melhoria na visão do negócio e insights de operação, assim como o aumento da faturação e melhoria da experiência do cliente.

 

Já no que toca às grandes empresas, o estudo destaca a automatização de tarefas de rotina, o aumento da eficiência e também a melhoria da experiência do cliente.

Segundo a nota de imprensa, as empresas de maior dimensão demonstram maiores dificuldades com a implementação da tecnologia de IA Generativa do que as PMEs.

 

“A IA está, de facto, a nivelar o campo de atuação para pequenas e médias empresas. Com a IA generativa a assumir grande parte das suas tarefas repetitivas e, muitas vezes, tarefas mecânicas num conjunto de produtos totalmente conectados, as equipas de PME têm agora mais tempo para trabalhos mais estratégicos e de alto valor, como conectar-se com os seus atuais e potenciais clientes. O resultado é que estas empresas estão a mover-se mais rapidamente do que as de maior dimensão, melhorando simultaneamente a experiência do cliente”, explicou Kristopher Billmaier, Diretor Geral da Starter Suite.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever