Quantcast
Pagamentos

Mercado dos pagamentos B2B atingirá os 124 biliões de dólares até 2028

Mercado dos pagamentos B2B atingirá os 124 biliões de dólares até 2028 iStock

Um novo estudo da Juniper Research concluiu que o valor dos pagamentos B2B (Business-to-Business) deverá crescer 40% até 2028, somando um total de 124 biliões de dólares, impulsionado pela adoção de pagamentos digitais em mercados em desenvolvimento.

De acordo com a análise, este ano, o mercado deverá movimentar 89 biliões de dólares, adiantando ainda que “os pagamentos instantâneos vão revolucionar os pagamentos B2B, permitindo um comércio transfronteiriço mais barato e seguro”.

 

Neste sentido, a investigação prevê que os pagamentos instantâneos atinjam 42% de todos os pagamentos transfronteiriços até 2028, alcançando um valor de 16 biliões de dólares, contra os 17% registados em 2024, que representam um valor de 5 biliões de dólares.

A Juniper Research antecipou também que o número de pagamentos B2B, a nível global, deverá ultrapassar os 420 mil milhões até ao final de 2024.

 

“A mudança para métodos de pagamento digitais apresenta uma excelente oportunidade para novos players ganharem força neste mercado, capitalizando o fracasso de players já estabelecidos em se adaptarem à mudança. No mesmo sentido, esta evolução apresenta uma oportunidade para alguns players já confortáveis no setor melhorarem experiência para os seus clientes e gerarem novas receitas através de serviços adicionais inovadores”, adianta o relatório.

A investigação prevê também que a adoção da ISO 20022, norma internacional elaborada para o desenvolvimento de mensagens para a indústria financeira, levará provedores terceirizados a construir serviços adicionais de valor agregado que criem eficiências para as empresas.

 

“A principal vantagem da ISO 20022 é que as mensagens são mais fáceis de serem lidas e interpretadas pelas máquinas. Isso torna mais simples desenvolver soluções baseadas em IA em torno do setor dos pagamentos, enquanto impulsiona também a inovação”, afirmou Michael Greenwood, autor do relatório.

O estudo constatou que, em muitos mercados emergentes, existiam lacunas no acesso aos bancos por parte de empresas mais pequenas, o que restringia o contacto com o digital e a inovação, refere o estudo.

 

Segundo a análise, “para melhor responder a estas empresas, os provedores de pagamento B2B devem concentrar-se em oferecer recursos de pagamento B2B através, por exemplo, de carteiras digitais. Esta abordagem pode então proporcionar um melhor acesso a pagamentos digitais de baixo custo e ajudar os prestadores a criar serviços de valor acrescentado”.

De acordo com o estudo da Juniper Research, os pagamentos instantâneos vão registar um elevado crescimento global nos próximos anos, algo que pode ser explicado pelos “avanços de globalização e do comércio eletrónico, acompanhados da implementação de legislação relevante para regular transações económicas e proteger as partes envolvidas”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever