Quantcast
Pagamentos

Em Portugal apenas 4,4% das transferências a crédito em euros são imediatas

As transferências imediatas ainda possuem um peso reduzido no contexto nacional. Se a nível europeu, cerca de 13% de todas as transferências a crédito em euros na UE são imediatas (valor considerado baixo), em Portugal este desce para os 4,4%.

No Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2022, o Banco de Portugal nota que, no âmbito do TIPS – sistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu – Portugal enviou e recebeu 5 milhões de operações, no valor de 6,5 mil milhões de euros, dez vezes a quantidade e seis vezes o montante registado em 2021. Portugal foi o 11.º país mais ativo no TIPS, em termos de volume, no total dos 13 países representados.

 

A nível europeu, Eslováquia, Países Baixos e Itália destacam-se, tendo sido responsáveis por cerca de 71% do total deste tipo de transferências.

Se analisarmos apenas as transferências imediatas no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), o sistema de pagamentos de retalho português, as transferências imediatas cresceram 34,2% e 54,4% em quantidade e valor, respetivamente. Apesar disso, possuem apenas um peso de 0,3% em número e 2,1% em valor.

 

Em 2022, 56% das transferências imediatas foram iniciadas por particulares (25% em valor) e 39% por sociedades não financeiras (70% em valor).

 

De forma a incentivar a utilização deste instrumento de pagamento, a Comissão Europeia apresentou, em 26 de outubro de 2022, uma proposta que visa a eliminação dos obstáculos existentes à ambicionada adoção generalizada deste meio de pagamento.

Já o Banco de Portugal revela que, no ano passado, incentivou os prestadores de serviços de pagamento (PSP) a permitirem a realização de transações até 100 mil euros através de canais não presenciais.

 

O Banco de Portugal também estudou a viabilidade de fornecer, no âmbito do SICOI, uma funcionalidade que permita iniciar transferências, a crédito e imediatas, a partir da indicação do número de telemóvel do beneficiário. Esta funcionalidade deverá ser disponibilizada no início de 2024.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever