Quantcast
Investimentos sustentáveis

BPI Gestão de Ativos lança os primeiros fundos portugueses que têm como objetivo investimentos sustentáveis

BPI Gestão de Ativos

BPI Gestão de Ativos lança os primeiros fundos portugueses que têm como objetivo investimentos sustentáveis

Os fundos da gama BPI Impacto Clima são os primeiros fundos nacionais que cumprem com os requisitos de transparência do regulamento de divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade nos serviços financeiros.

 

A BPI Gestão de Ativos, em linha com os compromissos em matérias de sustentabilidade do BPI, ampliou a sua oferta de soluções de investimento com os fundos BPI Impacto Clima. São os primeiros fundos portugueses que cumprem com os requisitos de transparência do Artigo 9º -considerado o mais exigente- do regulamento de divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros (também conhecido pela sigla inglesa “SFDR”).

Os novos fundos de investimento BPI Impacto Clima – Ações e BPI Impacto Clima – Obrigações serão da responsabilidade da área liderada por Luís Alvarenga, e vão proporcionar o acesso a investimentos em atividades que, na avaliação da BPI Gestão de Ativos, possam contribuir direta ou indiretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em particular, os relacionados com a ação climática.

 

A estratégia de investimento do BPI Impacto Clima – Ações inclui empresas que estabeleçam metas climáticas ambiciosas, aumentem a sua eficiência energética, estejam alinhados com targets científicos, ou promovam soluções de combate às alterações climáticas, estando deste modo alinhadas e/ou relacionadas com a ação climática. No caso do BPI Impacto Clima – Obrigações, o investimento estará sobretudo centrado nas chamadas obrigações verdes (green bonds) e obrigações ligadas a objetivos de sustentabilidade.

Compromisso com o Investimento Sustentável e Responsável
O BPI, detido pelo Grupo CaixaBank tem um forte compromisso com o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros que incluam critérios ESG.

 

Em particular, a BPI Gestão de Ativos compromete-se a contribuir para uma economia sustentável, que combina a rentabilidade de longo prazo com justiça social e proteção ambiental. Com a integração de critérios ambientais, sociais e de bom-governo (ou “ESG” usando a sigla inglesa) na gestão de investimentos é possível gerar um efeito positivo a longo prazo no retorno financeiro e ainda promover o desenvolvimento económico e social.

A BPI Gestão de Ativos desenvolveu um modelo de Integração de Riscos de Sustentabilidade com base em três pilares fundamentais:

  • Incorporação de aspetos ESG no processo de análise de investimentos e tomada de decisão, complementando os critérios financeiros tradicionais;
  • Envolvimento de longo prazo com as empresas em que investe, com maior participação nas decisões de governo (exercício dos direitos de voto);
  • Diálogo com empresas em questões materiais ou controversas relacionadas com critérios ESG (conhecido como Engagement).
 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever