São cada vez mais os portugueses que têm já na sua carteira, pelo menos, um cartão contactless. Na realidade, e segundo dados do estudo Basef Banca da Marktest, a posse deste tipo de cartões tem vindo a aumentar nos últimos tempos.
Esta tendência ascendente reflete-se nos números: em dezembro de 2015 eram já 1 348 mil os portugueses que possuíam cartão com tecnologia contactless.
Diz o Basef Banca que o valor representa 37,8% dos indivíduos bancarizados que possuem cartões de débito/crédito e referiram conhecer tecnologia contactless.
O Basef Banca aproveita ainda para sublinhar que a posse deste tipo de cartão «mais do que duplicou nos últimos dois anos» sendo que, em dezembro de 2013, não ultrapassava claramente os 17%.
Ainda de acordo com os dados de dezembro de 2015 do mesmo estudo, e agora revelados, a taxa de posse deste cartão é mais elevada junto dos homens, dos indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos e dos que pertencem às classes sociais mais elevadas.
Recorde-se que os primeiros cartões com tecnologia contactless chegaram a Portugal por volta do final de 2013 (numa altura em que a Caixa falava em disponibilizar 1,5 milhões de cartões contactless apenas numa primeira fase).
No entanto, estes cartões tinham já sido testados de forma mais mediática durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Os especialistas consideram que este é um meio de pagamento seguro, uma vez que apenas permite compras até 20 euros, sem obrigatoriedade de introdução do pin e até um limite de quatro transações ou montante global até 60 euros em operações contactless.
 A partir daqui o cliente terá obrigatoriamente de passar a digitar o código pessoal.