- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Logifruit: Mercadona consolida o seu modelo de Logística sustentável

Logifruit

A Mercadona [1] está a consolidar o seu modelo de Logística sustentável, mantendo e aprofundando uma relação de 25 anos com a Logifruit [2], fornecedor totaler de logística e pioneiro na introdução de paletes de plástico laváveis, reutilizáveis e recicláveis, assim como as caixas dobráveis utilizadas para a distribuição alimentar em Espanha.

Em comunicado, a Mercadona [1]anuncia que “graças ao seu compromisso com a otimização constante de recursos, a empresa conseguiu melhorias logísticas importantes. Um bom exemplo é a conversão de caixas rígidas em caixas dobráveis, o ​​que tem trazido benefícios em toda a cadeia de abastecimento, pois no espaço ocupado anteriormente por uma caixa rígida passaram a ser transportadas três caixas dobráveis”. Segundo os dados fornecidos pela empresa, “este facto significou uma redução de 96.710 percursos de camião, resultando num menor consumo de combustíveis e de emissões de CO2 para a atmosfera”.

“O design e os materiais utilizados ​​permitem que, quer as paletes quer as caixas, completem vários circuitos, desde o produtor primário até à loja, destacando-se a sua fácil limpeza, reparação e reciclabilidade – com designs modulares –, que convertem a Logifruit num modelo de economia circular. Cada caixa ou palete, após cada ciclo de utilização, regressa ao armazém e entra num processo automatizado de limpeza e desinfeção que garante a sua segurança e higiene. Em poucos minutos estão prontas para serem utilizadas ​​novamente”, explica-se em comunicado.

Graças a estes sistemas de caixas reutilizáveis torna-se possível economizar mais de 180.000 toneladas de detritos por ano em materiais de utilização única.

Leia também: Auchan faz balanço sobre combate ao desperdício alimentar [3]