Consumo

O que valorizam os portugueses no consumo alimentar?

Portugueses fiéis às cadeias de distribuição onde habitualmente fazem compras mesmo em férias

A saúde e o bem-estar preocupam cada vez mais os consumidores portugueses, o que se tem refletido nas escolhas alimentares que fazem. De acordo com dados da Nielsen, os portugueses procuram cada vez mais comprar produtos saudáveis ou com características que tenham benefícios para a sua saúde.

Quais são, então, os produtos saudáveis mais consumidos pelos portugueses? De acordo com a Nielsen, as escolhas vão para o iogurte (81%), o feijão (71%), a couve-de-folhas (64%), o salmão (64%) e o chá, essencialmente preto, verde e hibiscus (55%).

Para além disso, tem-se registado um aumento na tendência de escolha de produtos que os consumidores acreditam trazer benefícios para a saúde, como é o caso das sementes de chia, do gengibre e das bagas de goji. “Estes ingredientes podem ser preferencialmente consumidos crus (como os mirtilos, as sementes de chia, as bagas de goji e as nozes) ou cozinhados (como o salmão, ou a couve-de-folhas). Por outro lado, os consumidores revelam ainda utilizar uns alimentos essencialmente para refeições (os feijões ou os feijões de soja) e outros para bebidas (a hortelã-pimenta, o cacau)”, acrescenta a Nielsen.

Ficamos também a saber que 72% dos consumidores nacionais acreditam na eficácia dos chamados ‘superalimentos’ na prevenção ou tratamento de algumas doenças, com outros 66% a revelar que gostariam de ter mais informação relativamente a este tipo de produtos e a como inclui-los na sua alimentação. Quase metade acredita também que este tipo de alimentos pode substituir prescrições médicas.

 “De acordo com os últimos dados e relatórios da Nielsen, compreendemos que a Saúde é uma importante tendência no consumo nacional, que deve ser tida em conta pelas marcas e pelos retalhistas. Os consumidores portugueses estão, de facto, muito disponíveis para comprar produtos saudáveis e para pagar mais por eles quando se apercebem do seu real benefício. É importante que também a oferta acompanhe esta tendência, que é uma importante oportunidade a considerar”, comenta Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director na Nielsen.

Portugueses evitam o açúcar

Outra das tendências apontadas pela Nielsen é uma crescente preocupação com o consumo de açúcar. A maioria dos inquiridos no âmbito deste estudo revela que olha para as quantidades de açúcar presentes em cada produto, com outros a revelarem também que o tipo de adoçante presente no produto pode influenciar a decisão de compra. Importa ainda referir que quando o tema é Bebidas, a maioria dos portugueses considera que as quantidades de açúcar existentes são demasiado elevadas.

Segundo Ana Raquel Santos, Client Consultant Executive na Nielsen,  “os Refrigerantes (como Colas, Sumos com Gás, Ice Teas e Diluídos), cada vez mais associados pelo consumidor a produtos processados com teor em açúcar mais elevado, têm sofrido quebras de consumo nos últimos anos que levaram os próprios fabricantes a repensar estratégias, reforçando, por exemplo, claims de redução de açúcares. Por outro lado, os Sumos 100% e Néctares têm consolidado o seu crescimento ano após ano, beneficiando de uma associação a produtos mais naturais, com menos açúcares adicionados, com mais vitaminas e outros benefícios. Seguindo a tendência de Sumos 100% e Néctares, também as Águas têm tido dinamismos positivos, sendo cada vez mais vistas como substitutas de Bebidas Refrescantes em alguns momentos de consumo”.

Também em relação às crianças, os portugueses demonstram uma forte preocupação, uma vez que 71% consideram que anúncios de produtos com alto teor de açúcares não deveriam passar junto à programação infantil.

 Que impacto terão estas tendências na decisão de compra? O estudo da Nielsen revela que nos próximos 12 meses, os consumidores portugueses pretendem passar a consumir mais frutas e vegetais (57%) e reduzir o consumo de doces (52%), de alimentos com açúcares adicionados (49%) e de alimentos ricos em gorduras saturadas (43%).

1 Comment