Opinião

Sustentabilidade, Conveniência e Bem-Estar são as Principais Tendências para a Inovação de Novos Produtos

A diversidade do consumidor exige experiências de loja diferentes

Os Millennials continuam a estimular enormes mudanças no retalho. Moldados pelas mudanças políticas, sociais, económicas e tecnológicas das últimas três décadas, os valores dos Millennials, as suas percepções de marca, hábitos de consumo e visões de mundo são muito diferentes das gerações anteriores. Eles querem mais dos produtos e serviços que compram – querem mais empenho na defesa do ambiente, mais funcionalidades e mais “valor” pelo seu tempo. Estas exigências, por vezes concorrentes, estão a forçar retalhistas, marcas, fabricantes e fornecedores a repensarem a maneira como operam.

Esta transformação é bastante evidente no processo de inovação de novos produtos. Em 2019, na visita às feiras BioFach / Vivaness e Sirha World Hospitality and Food Service, os membros da Equipa internacional da Daymon identificaram uma série de tendências de produtos emergentes que se alinham diretamente com os valores e crenças fundamentais da geração Millennial, particularmente no que se refere à sustentabilidade, conveniência e bem-estar.

No estudo da Daymon “The Next World: Como os Millennials formarão o retalho”, os Millennials procuram integrar as suas crenças e causas nas suas compras. Consequentemente, não é de surpreender que a sustentabilidade – particularmente no que se refere ao bem-estar animal e à redução de desperdício – esteja a surgir como uma tendência importante na inovação de novos produtos. Na BioFach / Vivaness, por exemplo, vimos uma enorme diversidade de produtos, desde hambúrgueres e massas de biscoitos vegan com alto teor de proteína a massas de grãos antigos (como quinoa, chia e aveia) em embalagens biodegradáveis, passando por palhas de vidro reutilizáveis e fio dental feito com 100% seda e cera de abelha. Na Sirha, as novas tendências surgiram na forma de ofertas, como por exemplo substitutos vegan para ovos, sopas e acompanhamentos com vegetais como o ingrediente principal, e recipientes take-away 100% recicláveis.

Também vimos novas ideias criativas em conveniência. Estas novas opções incluíam produtos como saquetas individuais de smoothies de vegetais e fruta, suplementos proteícos e barras de cereias de leguminosas, e protetores solares stick em embalagens 100% papel. Esses produtos não tentam apenas prover o estilo de vida agitado da geração do Millennial, mas também exploram o seu desejo por produtos que proporcionam saúde e bem-estar.

Este foco na saúde e bem-estar ficou também evidente em vários outros lançamentos de produtos na BioFach / Vivaness, incluindo suplementos líquidos, produtos de limpeza e hidratação probióticas, bebidas detox prontas a beber e bebidas energéticas que aproveitam o “poder natural” das plantas. Sirha não foi exceção, nela vimos produtos como a bebida láctea “Sleep Well” com mel e valeriana para promover o descanso, e pão feito de sete fibras com efeitos benéficos comprovados sobre as bactérias do intestino.

Da comida à beleza, passando pelo cuidado com o corpo, a evidência é clara: os fabricantes e as marcas estão a começar a ir ao encontro da procura dos Millennials por produtos exclusivamente adequados aos seus valores e visões de mundo. Com os Millennials a fomar actualmente um terço da população mundial – e o maior grupo de consumidores adultos em regiões importantes como a América do Norte, China, Japão e Alemanha, segundo a Bloomberg – se a sua empresa não está já a investir em inovações para satisfazer as suas necessidades, deve começar imediatamente, não há mais tempo a perder.