Consumo

Portugueses fiéis às cadeias de distribuição onde habitualmente fazem compras mesmo em férias

Portugueses fiéis às cadeias de distribuição onde habitualmente fazem compras mesmo em férias

Mesmo em férias, os portugueses continuam “ligados às promoções”. A conclusão é de um estudo da Levelsource – Estudos de Mercado e Consultoria, que indica que o ‘preço’ e a ‘qualidade’ são os critérios que os consumidores nacionais mais valorizam.

“Os portugueses estão focados/ligados às promoções e em particular no que concerne à distribuição moderna”, diz a consultora, referindo que 98% dos inquiridos, mesmo estando de férias, mantêm-se fiéis à cadeia “onde normalmente realizam as suas compras”.

Segundo, António Mendes, diretor geral da Levelsource, “os portugueses, mesmo em férias, continuam focados na poupança e optam pelas cadeias de supermercados onde habitualmente fazem as suas compras”.

Além disso, 91% refere que aumentou os seus “momentos de compra”, continuando a visitar mais do que uma loja para aproveitar as promoções (87%). “Os dias de compra preferidos são os fins-de-semana com (85%) e o período final de cada mês (91%), contudo os dias específicos de promoções (Black Friday, por exemplo) ou a época de saldos, superam os anteriores momentos, com 98%, das preferências”, diz o estudo, referindo que os consumidores continuam a preferir promoções de desconto imediato em relação às promoções que envolvam quantidade.

A Levelsource diz ainda que os critérios que os portugueses mais valorizam quando fazem compras são o ‘preço’ (97%), a ‘qualidade’ (93%) e a ‘marca’ (93%). Ficamos ainda a saber que para 98% dos inquiridos é “fundamental que os artigos possuam texto em português nas embalagens” ao nível “da composição e do modo de utilização”.