- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

IFE oferece webinar com uma das maiores especialistas em proteção de dados da Europa

Em vigor desde maio de 2018, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados foi criado para responder aos desafios da revolução tecnológica e para proteger os cidadãos europeus.

Um dos principais resultados desta ‘reforma’ na lei europeia é o reforço do controlo que os cidadãos têm sobre os seus dados, nomeadamente em relação a todas as informações que digam respeito a uma pessoa, sejam dados sobre a vida privada, profissional ou pública. Quer isto dizer que os cidadãos do espaço europeu passam a ter mais controlo sobre informações como o seu nome, fotografias, endereços de correio eletrónico, informações bancárias, mensagens publicadas em redes sociais, informações médicas ou endereço IP do seu computador, podendo exigir saber o que é que as empresas fazem com os seus dados.

As regras serão aplicáveis a todas as empresas que ofereçam produtos e serviços aos consumidores europeus, independentemente de os respetivos servidores se situarem dentro ou fora da UE. Assim, se um cidadão europeu quiser que os seus dados sejam apagados, isto é, quiser “ser esquecido”, será mais fácil, uma vez que as empresas que violem as regras constantes no regulamento estarão sujeitas a regras mais apertadas.

Com esta normativa europeia, o sistema de notificações e autorizações junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) deixa de existir, passando a ser obrigatório notificar a CNPD e os cidadãos afetados quando houver quebras de segurança que afetem dados pessoais.

Para ajudar as empresas a estar em compliance com a iniciativa, a IFE by Abilways vai realizar no próximo dia 2 de outubro o webinar gratuito ‘Data Protection: by Design by Default’ com uma das maiores referências da Privacidade e Proteção de Dados na Europa, Karen Lawrence Öqvist, CEO da Privasee e autora do livro ‘Hands-on-guide to GDPR Compliance’. Inscreva-se aqui.  [1]