Tendências

Dinamarqueses, noruegueses e portugueses são os mais otimistas com o futuro

Dinamarqueses, noruegueses e portugueses são os mais otimistas com o futuro

7 em cada dez europeus revelam estar otimistas quanto ao futuro, com os dinamarqueses, os noruegueses e os portugueses a liderarem como aqueles que têm mais confiança de que o futuro será risonho. Quem o diz é o Observador Cetelem, que no seu mais recente estudo indica que “Portugal, que foi engolido por um longo e profundo marasmo económico e que durante muito tempo foi o país mais pessimista, parece ter sido conquistado pelo otimismo face ao futuro (76%), com uma pontuação que aumentou +0,8.”

Por outro lado, os franceses, italianos e belgas distinguem-se ao projetar um futuro pouco auspicioso. Os franceses são mesmo os únicos a serem maioritariamente pessimistas (51%) e com larga distância dos italianos e dos belgas (44% e 42%). Por outro lado, os espanhóis estão um pouco abaixo (66%) da média europeia, que é de 68% entre os inquiridos nos 17 países abrangidos pelo estudo.

O estudo revela ainda que, no que diz respeito ao futuro, os Millennials mantêm a tendência positiva de toda a população. Oito em cada dez dos inquiridos desta geração declaram-se bastante ou muito otimistas.