Produção

Alimentaria 2018: Portugal participa com quase 60 empresas

A 22ª edição da Alimentaria realiza-se em Barcelona de 16 a 19 de abril de 2018 e Portugal vai estar representado por quase 60 empresas. A feira aumentou o investimento em 30% face a 2016, convidando 800 compradores internacionais.

“A participação da PortugalFoods contará com 18 empresas participantes que estarão localizadas sob a marca chapéu PortugalFoods no pavilhão 2 – Multiproduto, Stand C350 (com 234m2)”, disse à DISTRIBUIÇÃO HOJE, a coordenadora executiva da divisão de Mercados da associação.

Isabel Oliveira adiantou que neste grupo de empresas se incluem seis “através da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada” e que “esta feira está a ser organizada em parceria com o Inovcluster que levará mais oito empresas sob a marca chapéu PortugalFoods”.

A coordenadora executiva do InovCluster explicou-nos que “quatro empresas representam a região de Castelo Branco e que as outras quatro são outras zonas”, porque, acrescentou Natacha Pinto: “apesar do nosso ser no Centro temos associados de todo o País”.

No catálogo de expositores da Alimentaria constam 57 empresas nacionais, por isso, além destas 26 que estarão sob o chapéu da PortugalFoods, há 31 que terão stands próprios distribuídos pelos vários pavilhões e salões da Alimentaria.

Por setores, a panificação e pastelaria volta a ter uma grande representação (tal como há dois anos), seguida pelos queijos e outros produtos lácteos (com algumas empresas a participarem pela primeira vez na feira), havendo também várias companhias da área das carnes transformadas e novas participações de empresas de frutas desidratadas e suplementos alimentares, entre outras.

O certame vai reforçar os três salões principais: Intervin, Intercarnes e Restaurama, mas também a Expoconser, Interlact e o Multiple Foods. Ainda, a zona da Alimentaria Premium inclui os International Pavillions; Lands of Spain; Snacks, Biscuits & Confectionary; Mediterranean Foods; Organic & Funtional Foods; Grocery Products e Fine Foods.

Plataforma de internacionalização e negócios

O diretor-geral da Alimentaria Exhibitions anunciou na conferência de imprensa internacional – que se realizou a 24 de novembro no Palau de Pedralbes, em Barcelona – que a feira “incrementou o seu investimento em mais 30% do que em 2016, convidando 800 compradores internacionais chave, importadores e grandes operadores da distribuição e do canal HoReCa”.

Estes e muitos outros compradores irão participar nas cerca de 11.200 reuniões de negócio que estão previstas com as empresas expositoras, num evento que prevê ultrapassar os 42.000 visitantes internacionais. J. Antonio Valls referiu que a feira irá ocupar 100 mil m2 frisando: “esta será a maior edição de sempre e 91% do espaço já está contratado”. Tudo para “oferecer à indústria da alimentação, bebidas e foodservice uma grande plataforma de internacionalização e negócios”, disse o responsável.

A Alimentaria está entre os eventos mais importantes no mundo no setor da alimentação, bebidas e food service e vai realizar-se pela primeira vez em conjunto com a Hostelco, o que “potenciará as sinergias com um setor como o da hotelaria e restauração permitindo convocar um conjunto de mais de 4.500 empresas expositoras, sendo 27% oriundas de fora de Espanha”.