Quantcast
Retalho

Reputação da Mercadona em alta

Mercadona

A Mercadona foi considerada como a 1.ª empresa do setor da distribuição, em Espanha, e a 2.ª empresa com melhor reputação no país vizinho no “Ranking Geral de Empresas 2020” do Monitor Espanhol de Reputação Corporativa (MERCO).

O mesmo estudo posiciona, igualmente, o presidente da empresa, Juan Roig, como o líder com melhor reputação (Espanha) ocupando a 1.ª posição no “Ranking Geral de Líderes 2020”, mantendo, assim, a mesma posição da edição anterior.

Na categoria de retalho alimentar, a Mercadona obteve 9.483 pontos, contra os 6.633 do El Corte Inglés ou ou 6.161 da Amazon. O Top 10 do MERCO é composto, além destes quatro players, pelo Carrefour, Lidl, Eroski, BonÀrea, Ahorramás, Consum e Auchan.

Já no retalho especializado, o 1.º lugar pertence à Inditex, com 10.000 pontos, seguida da IKEA com 7.346 pontos, Leroy Merlin (6.267 pontos), Decathlon (5.139 pontos) e Mango (4.457 pontos).

Ambos os resultados foram obtidos através da avaliação de mais de 44.000 pessoas pertencentes a diversas áreas como: gestores de empresas, professores, analistas financeiros, associações de consumidores, cidadãos, representantes de ONGs, sindicatos, jornalistas e influenciadores; entre outros. Para realizar o ranking, o monitor de reputação MERCO avalia diferentes dimensões como qualidade dos produtos e serviços, reputação interna, ambiente de trabalho ou ética empresarial.

De referir que o MERCO é um dos principais relatórios de reputação corporativa de Espanha e da América Latina. As principais áreas avaliadas por este relatório da KPMG, que vai já na 20.ª edição, têm sido a qualidade dos seus produtos e serviços, reputação interna e ambiente de trabalho, resultados económicos e financeiros, ética, responsabilidade social e ambiental das empresas, entre outros.