Os recursos dos oceanos podem fornecer seis vezes mais alimentos se forem geridos de forma responsável, revela um relatório apresentado, numa conferência da União Europeia, em Roma. Este é o primeiro de uma série de 16 Blue Papers: “The Future of Food from the Sea”, criados pelo High Level Panel para a sustentabilidade da economia dos oceanos.
A principal conclusão do relatório é que atividades como a pesca e aquicultura marinhas, geridas de forma sustentável, poderão fornecer seis vezes mais alimentos do que os que são fornecidos atualmente e isso representa mais de 2/3 das necessidades proteicas necessárias no futuro a nível global. O recurso a estes produtos representa, também, uma pegada de carbono muito menor, comparativamente com outro tipo de alimentos e ajudará a restaurar a saúde dos ecossistemas dos oceanos. A aquicultura marinha sustentável, ou maricultura, é destacada como a área com maior potencial de crescimento.
São cada vez mais as evidências científicas que destacam a necessidade de produzir mais alimentos provenientes dos oceanos, como forma de enfrentar a crise climática e garantir no futuro a segurança alimentar, o que vai ao encontro das tendências dos consumidores.
Os avanços na produção de produtos provenientes dos oceanos apenas podem ser alcançados com medidas para combater as ameaças como a saúde dos oceanos, as mudanças climáticas e o excesso de pesca.
Os estudos demonstram que apenas metade da população mundial se alimenta com as quantidades recomendadas de produtos provenientes do mar, e o seu consumo diminuiu em muitos mercados desenvolvidos.
O relatório confirmou, ainda, a importância dos sistemas de produção dos alimentos provenientes do oceano, no futuro da alimentação e da segurança nutricional. Os produtos provenientes do mar fornecem essencialmente vitaminas, minerais, ácidos gordos ómega 3 e outros nutrientes não encontrados em alimentos de origem vegetal ou outras proteínas.
A produção de animais no mar ainda não atingiu a dimensão dos animais terrestres, o que significa que o potencial de crescimento é enorme.