Retalho

OLX: Procura por trespasses de espaços comerciais cresce 60% em maio

O número de pessoas que pesquisaram por “trespasse” na plataforma OLX subiu 60% entre abril (1199 no total) e maio (1921). Este indicador tinha registado uma quebra de 56% entre janeiro e abril.

De acordo com o estudo divulgado pelo OLX, Lisboa (55%), Porto (25%) e Setúbal lideram o ranking dos distritos do país com maior procura em 2020.

O estudo é baseado em dados disponíveis na plataforma e analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios e números de pessoas a pesquisar) e oferta (anúncios novos e ativos) de trespasses.

Do lado da oferta, o número de anúncios ativos passou de 2110, em abril, para 2416 (+15%) em maio. Os novos anúncios registaram também uma subida de 38%.

“Estes dados dão-nos alguns indicadores sobre o estado da economia em Portugal, nomeadamente no que concerne a um dos principais setores de atividade no país. Ao longo dos primeiros quatro meses do ano verificámos uma diminuição tanto na procura (mais acentuada) como na oferta de trespasses. O setor da restauração, hotelaria e turismo foi, provavelmente, o mais afetado pela crise desencadeada pela pandemia, por isso acaba por ser natural que, em maio, com o desconfinamento, se tenha registado uma subida de ambos os indicadores, o que evidencia as dificuldades de muitos e a oportunidade que este contexto pode significar para tantos outros”, considera Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal.