Produção

Nestlé testa novos dispensadores para reduzir embalagens de uso único

Nestle_embalagens

A Nestlé está a realizar testes pilotos em dispensadores reutilizáveis e recarregáveis para petcare e café solúvel como parte dos esforços da companhia para reduzir as embalagens de uso único.

Os consumidores podem trazer recipientes reutilizáveis para comprar diferentes tipos de comida de gato Purina e café solúvel Nescafé. Também podem aceder digitalmente às informações do produto normalmente encontradas nas embalagens, como ingredientes, valores nutricionais e prazo de validade.

A Nestlé está a trabalhar em colaboração com a startup MIWA, tendo testado, recentemente, uns dispensadores reutilizáveis e recarregáveis piloto em três lojas localizadas em Rorschach, Orbe e La Tour-de-Peilz, na Suíça. Durante um período de quatro meses, os dispensadores foram bem recebidos pelos consumidores e a Nestlé conseguiu obter informações valiosas, incluindo a facilidade de utilização. Para avaliar melhor a eficácia dos distribuidores na prevenção de resíduos de embalagens ao longo da cadeia de abastecimento, a Nestlé irá implementar estes dispensadores em mais locais nos próximos meses.

Hélène Lanctuit, R&D Packaging Lead da Nestlé, refere no site da multinacional suíça que “a embalagem desempenha um papel fundamental na manutenção da segurança alimentar durante o prazo de validade de um produto. Isso significa que sempre que novos sistemas de embalagem são explorados, precisamos garantir que os nossos produtos possam ser entregues aos consumidores de uma forma segura e higiénica”.

Referindo aos novos dispensadores, Lanctuit salienta que “incorporam uma tecnologia inteligente que nos permite garantir a segurança do produto e também garantir a atualização e a rastreabilidade de nossos produtos “.

O desenvolvimento de sistemas de entrega alternativos inovadores, com opções de granel, reutilização e recarga, são uma área central da Nestlé em várias categorias de produtos. A empresa já anunciou um teste piloto para o Refill Plus, um dispensador de água que utiliza tecnologia de ponta, que permite aos consumidores personalizar a água com 64 combinações de sabores.

Em parceria com a Terracycle, a Nestlé está a laçar o Loop, um serviço de entrega ao domicílio por assinatura nos EUA e que, também, será introduzido, em breve, em França.

Além disso, mini dispensadores para Nescafé e Milo estão disponíveis para o segmento fora de casa em muitos países espalhados pelo mundo.

Estes sistemas inovadores fazem parte de um conjunto mais amplo de ações para reduzir as embalagens de uso único. Com base no compromisso de tornar as suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025, a Nestlé anunciou planos para reduzir o uso de plásticos virgens em um terço durante o mesmo período.

Bernard Meunier, CEO da Nestlé Purina Petcare EMENA, admite que na Purina, as equipas “estão focadas em projetar os nossos produtos e embalagens para um futuro mais sustentável”. Relativamente a estes testes, o responsável da Nestlé refere que marca um “importante passo em frente nos nossos esforços para a redução de resíduos e estamos orgulhosos de desempenhar um papel de liderança no teste destes dispensadores inovadores”.

Já Philipp Navratil, chefe global da unidade de negócios estratégicos de bebidas da Nestlé e vice-presidente sénior, conclui que, “como parte da jornada de transformação de embalagens da Nescafé, estamos a trabalhar para repensar como projetamos as nossas embalagens para obter um melhor impacto ambiental”.