- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Nestlé anuncia novas ações para um futuro livre de resíduos

Nestle_embalagens

A Nestlé está a intensificar as suas ações para tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis, até 2025, e reduzir em um terço o uso de plástico virgem neste mesmo período. A empresa anunciou um conjunto de novas iniciativas que incluem um investimento de 30 milhões de dólares para aumentar os plásticos reciclados para uso alimentar, nos EUA, um sistema de reenchimento de alimento para animais de companhia, no Chile, e uma nova embalagem em papel reciclável para os cubos Maggi organic bouillon, em França.

Segundo a Nestlé, neste momento, 87% das suas embalagens (em peso) e 66% das suas embalagens de plástico já são recicláveis ou reutilizáveis.

A empresa continua a trabalhar na resolução da questão da poluição por plásticos através da sua abordagem, lançada em janeiro de 2019, desenvolvida ao longo de três pilares:  desenvolvimento de novas embalagens – transição para embalagem de papel em vários formatos; moldar um futuro livre de resíduos; e impulsionar um novo comportamento através de programas a de educação.

Adicionalmente, a empresa anunciou que está a procurar identificar e apoiar soluções inovadoras através do Prémio Nestlé Creating Shared Value (CSV), que é lançado a 30 de setembro. Em parceria com a organização sem fins lucrativos Ashoka, o Prémio Nestlé CSV atribuirá um montante em bolsas para inovações de mudança de sistema em áreas com sistemas de entrega alternativos e com soluções de base para combater os resíduos de plástico.

Redução de plástico em Portugal

Em Portugal, a empresa tem vindo a trabalhar as embalagens do seu portfólio de produtos por forma a torná-los 100% recicláveis ou reutilizáveis, cumprindo assim o compromisso global da companhia para 2025.

Desde o início do presente ano, a Nestlé Portugal, que é também membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, reduziu a utilização de plástico virgem em 2,5 toneladas.

A nível local, as fábricas de Avanca (multiproduto) e do Porto (Cafés Torrados) têm sido também importantes pólos de inovação em materiais de embalagem, trabalhando sempre sob o conceito “Sustainable by Design” e procurando, desta forma, pensar um produto em todas as suas dimensões ao longo do processo de transformação do portfólio da Nestlé em Portugal: nutrição, sabor, textura, sustentabilidade e qualidade das embalagens que os envolvem.