Retalho

Na IKEA pode pagar com … tempo

IKEA

Numa recente campanha, a IKEA apresenta uma nova forma de pagamento nas suas lojas: tempo. Limitada, até agora, ao Dubai, os clientes da loja podem converter o tempo que passam em loja numa forma de pagamento, simplesmente ao mostrar no checkout o timeline do seu Google Maps, comprovando, assim, o tempo que passaram na loja.

Denominada “Buy with your time”, ou seja, “Compre com o seu tempo”, esta nova campanha foi lançada na inauguração de uma nova loja em Jebel Ali, cidade portuária a 35 quilómetros do Dubai, encorajando os clientes a visitarem com mais frequência a loja, fazendo, em última instância, com que comprem mais produtos e artigos na loja IKEA.

As etiquetas dos diversos artigos expostos na loja mostram o preço na moeda local, bem com o tempo necessário despendido em loja para que o cliente possa comprar o artigo sem ter de pagar em dinheiro, mas sim, com tempo.

As criticas, entretanto surgida, não se prendem com o facto dos clientes terem a possibilidade de pagar com o seu tempo, mas sim com o facto de se ter já tornado normal a “vigilância” feita através de aplicações para smartphones. Naturalmente, que os clientes terão de dar a sua permissão para que a aplicação os “siga” e “vigie”, uma vez que terá de ser o próprio utilizador a ativar aplicação para mostrar no checkout o tempo despendido em loja.

Em todo o caso, pode dizer-se literalmente, que neste caso “tempo é dinheiro”.