Quantcast
Retalho

Mercado global de bens de consumo eletrónicos recupera

eletrónica de consumo

Os últimos meses têm sido palco de mudanças significativas no mercado global de bens de consumo eletrónicos. Apesar da volatilidade da atual conjuntura, dados da GfK revelam que o mercado está a recuperar, impulsionado pelas transformações no comportamento de compra dos consumidores, nomeadamente através de uma maior aquisição de produtos online.

O mercado tem mostrado cada vez maiores oscilações, com produtos a verem as suas vendas descer em 6%, como as telecomunicações, e outros com um crescimento expectável de 15% em valor, como é o caso dos equipamentos de escritório e consumíveis. Neste último, a mentalidade dos consumidores sofreu uma mudança de “eu quero” para “eu preciso” em relação a produtos que permitem trabalhar a partir de casa.

 

Já o segmento dos pequenos eletrodomésticos acelerou após o confinamento com uma recuperação de +9% em valor para o ano de 2020. Da mesma forma, os bens de consumo eletrónicos (-1% em valor) e os grandes eletrodomésticos (-2% em valor) resultado da necessidade de se passar mais tempo em casa.

Também a procura sofreu alterações e não é mais o que até agora foi: cada vez mais, os países desenvolvidos estão a saber lidar com o impacto que a pandemia está a ter em comparação com as economias emergentes. Por exemplo, a Europa, com uma taxa de crescimento de +5%, demonstra a capacidade de investir em bens de consumo, mesmo em tempos de crise. Do outro lado do mundo, espera-se que os países asiáticos emergentes desçam em -6%, uma vez que o clima económico afeta diretamente a capacidade de gastar dos consumidores.

 

As vendas de produtos com importantes benefícios de simplificação, saúde e bem-estar aumentaram substancialmente e a pandemia adicionou um valor significativo aos produtos que prometem facilitar a vida dos consumidores e que permitem a gestão do seu tempo em casa de forma mais eficiente. É o caso dos robots de cozinha que viram o seu valor duplicar no período entre maio e julho de 2020, face ao período homólogo de 2019 ou as máquinas de lavar loiça que aumentaram 16% face ao mesmo período. A médio-prazo é esperado um crescimento continuado destes produtos.

O foco na saúde e bem-estar acelerou igualmente as vendas de dispositivos de tratamento de ar (+20% em valor de maio a julho de 2020). À medida que a higiene começa a desempenhar um papel mais importante no dia-a-dia dos consumidores, espera-se que as máquinas de lavar roupa com função de vapor para matar bactérias e vírus continuarão a vender significativamente. Estas registaram um crescimento de 32% em valor, de maio a julho de 2020, em comparação com o período homólogo.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever