Quantcast
Retalho

Maioria dos portugueses não tencionam fazer compras na ‘Black Friday’ e ‘Cyber Monday’

Black Friday carrinho

61% dos portugueses não tencionam aproveitar as promoções da Black Friday, um valor que sobe para os 63% relativamente à Cyber Monday, indicando os dados do Observador Cetelem que o valor a gastar por esta altura também irá baixar face ao que foi gasto em 2019.

Em 2020, 22% dos inquiridos têm a intenção de aproveitar as promoções da Black Friday, representando menos 14 pontos percentuais (p.p.) que em 2019. Entre estes, 12% vão aproveitar para antecipar algumas compras de Natal e 10% para fazer compras para si. É neste ponto que se verifica uma maior quebra face a 2019, em que a percentagem era de 20%. Os inquiridos entre os 35 e os 44 anos de idade (34%), residentes no Grande Porto (41%), são os que mais revelam intenções de aproveitar este dia. Em média, os portugueses planeiam despender 110 euros na Black Friday, menos 58 euros do que em igual período do ano passado.

No que diz respeito à Cyber Monday, os dados indicam uma quebra ainda maior. Apenas 12% (menos 6 p.p.) parecem interessados em aproveitar este período, sendo que entre estes 6% também anteciparão algumas compras de Natal e a mesma percentagem indica aproveitar o dia para fazer compras que não as dedicadas à época (menos 5 p.p.).

Quanto à intenção de gastos na Cyber Monday, os portugueses aderentes planeiam despender em média 124 euros nesta segunda-feira.