Retalho

Lota Digital e Makro querem revitalizar pesca tradicional portuguesa

Lota_Digital_Makro

A Lota Digital acaba de celebrar uma parceria com a Makro, permitindo aos clientes da grossista usufruírem do peixe mais fresco, com qualidade garantida, capturado exclusivamente por pescadores tradicionais portugueses.

Através do marketplace online B2B da Lota Digital, a Makro pode comprar pescado nacional diretamente aos pescadores aderentes e, com essa iniciativa, reforçar o apoio à economia nacional e local.

Atualmente, o projeto Lota Digital, que permite uma ligação mais direta e imediata entre pescadores e compradores, opera em Peniche, em parceria com a Docapesca, e prevê-se o seu alargamento a outros portos nacionais. Assim, a parceria gerará um importante incentivo às comunidades de pescas envolvidas, bem como ao consumo do produto nacional.

Na opinião de Pedro Manuel, CEO da Lota Digital, “a Makro é um parceiro ideal, pois está alinhado com a proposta de valor da Lota Digital, valorizando o pescador e o produto português. Com essa parceria, a nossa rede de pescadores fica ainda mais fortalecida, e conseguimos estimular a venda neste importante momento de retoma da economia”.

Além disso, todo o peixe proveniente da Lota Digital que chega às lojas Makro, tem a sua qualidade e frescura garantidas. Quando a embarcação de pesca chega a terra, o controlo de qualidade realizado pela equipa da Lota Digital verifica o seu grau de frescura e características do pescado sob uma rigorosa inspeção de acordo com os padrões europeus. Esses dados podem ser confirmados, juntamente com a informação sobre o barco e os detalhes da captura, através da informação de rastreabilidade disponibilizada pela Lota Digital, ou seja, todo o pescado terá um “bilhete de identidade” e uma “história” para contar ao seu comprador.

“Oferecer aos nossos clientes o melhor sempre foi para a Makro uma prioridade”, salienta David Antunes, CEO da Makro Portugal. Por isso, o responsável pela operação do grossista em Portugal, refere que, “se a este objetivo juntarmos a revitalização da economia em torno da pesca tradicional portuguesa, temos então o melhor de dois mundos. Na Makro estamos muito empenhados em disponibilizar aos nossos clientes produtos de qualidade provenientes de todas as esferas, com especial foco nos portugueses, naturalmente. Somos um país muito rico a nível de produtos e diversidade alimentar. Por isso a nossa gastronomia tem uma qualidade indiscutível. Com esta parceria ganhamos em qualidade, oferta, transparência e rastreabilidade, contribuindo ainda para a sustentabilidade da pesca tradicional portuguesa”, conclui David Antunes sobre importância estratégica da parceria.

Com recurso à tecnologia Blockchain, a plataforma permite o acesso à rastreabilidade total do pescado desde a sua origem até ao seu destino, de uma forma imutável, automática e transparente, disponibilizando-a através da leitura de um código de barras ou QR-Code. Além da confirmação da qualidade e do grau de frescura do pescado, são fornecidos vários dados, tais como o barco e pescador que efetuaram a pesca, a data de captura, data de chegada a terra, embalamento e transporte, entre outros.

Desta forma, é também permitido ao cliente Makro ter uma maior certeza do que consome ou comercializa nos seus estabelecimentos e contribuir, juntamente com a Lota Digital e a Makro, para uma cadeia de consumo mais responsável e sustentável.

O que é a Lota Digital?
A Lota Digital, projeto da start-up tecnológica BITCLIQ, nasceu em 2017 e opera desde 2019 na lota de Peniche, em parceria com a Docapesca, contando já com mais de duas dezenas de barcos registados na plataforma. Em 2020, prevê-se o seu alargamento a outros portos nacionais.
A Lota Digital é um e-marketplace B2B que permite a venda do pescado ainda no mar, logo após a sua captura, antes de chegar a terra e ser descarregado em lota. Para permitir o registo e venda do pescado ainda no mar, foi desenvolvido um kit tecnológico que é fornecido ao pescador com uma ligação de dados com cobertura até 15 milhas náuticas.
Os potenciais clientes, entre eles restaurantes, hotéis e grossistas, podem fazer a sua negociação com a embarcação de pesca na Lota Digital, através do leilão eletrónico, da compra direta ou de ordens de compra executadas automaticamente por um agente inteligente.
Quando a embarcação de pesca chega a terra, o peixe é encaminhado diretamente para a equipa de controlo de qualidade da Lota Digital, onde são verificados e validados todos os critérios de qualidade de acordo com os padrões europeus. De seguida, o pescado segue diretamente para o comprador ou parceiro de logística, que o embala e o transporta.
A solução tecnológica, integrada com o sistema de vendas da Docapesca, oferece acesso antecipado ao peixe mais fresco, às melhores capturas do dia e a preços mais competitivos, unindo diretamente a rede de pescadores artesanais aos compradores. A plataforma permite, além da rastreabilidade blockchain do peixe, a otimização da cadeia de valor do pescado fresco com total transparência e segurança nas negociações comerciais, transformação e logística.

Benefícios Lota Digital
Com a Lota Digital é concretizada a possibilidade da venda de pescado ainda no mar. Assim, a plataforma que permite a antecipação da primeira venda, traz vários benefícios associados:
• Existe maior valorização do pescado
• Dá-se uma maior aproximação entre pescador e comprador
• O pescador tem maior controle na venda do seu pescado
• O comprador tem acesso ao pescado mais fresco e a preços mais competitivos
• Qualidade e frescura garantidas, que são asseguradas pelo rigoroso controlo de qualidade
• Logística e transporte à medida das necessidades
• Otimização da cadeia de valor
• Rastreabilidade digital de confiança
• Consumo consciente e sustentável.

Rastreabilidade, Blockchain, Transparência
Com recurso à tecnologia Blockchain, a Lota Digital permite a rastreabilidade total do pescado desde a sua origem até ao seu destino, possibilitando ao consumidor final fazer uma escolha mais consciente e sustentável.
Através do QR-Code que cada embalagem possui, o consumidor tem acesso a vários detalhes do peixe que está a comprar: o pescador que pescou, a data de captura, data de chegada a terra, embalamento, entre outros.
Desta forma, a rastreabilidade permitida pela Lota Digital contribui para uma cadeia de consumo mais transparente, dando a oportunidade ao consumidor de saber vários detalhes sobre o pescado que está a comprar, começando pelo barco e pescador que o capturou, o início da cadeia de valor.