Retalho

João Barbosa, Diretor de Qualidade da Auchan Retail Portugal: “Esta distinção faz seguramente diferença na mente do consumidor”

auchan_als

Recebida que foi a aprovação Safety COVID by ALS, que representa o reconhecimento nacional da implementação das boas práticas de prevenção e contenção da COVID-19, por parte de todas as lojas da Auchan no nosso país, a DISTRIBUIÇÃO HOJE foi perceber, junto de João Barbosa, diretor de Qualidade da Auchan Retail Portugal, o que significa este selo e como é que esta aprovação poderá influenciar o consumidor na hora da compra. Depois das lojas seguem-se os centros logísticos e outros locais

As lojas Auchan receberam, recentemente, a aprovação “Safety COVID” by ALS. O que é este selo significa e de que forma é que esta verificação se traduz na operação do ponto de venda?
Esta distinção atesta que a Auchan está a cumprir, em todas as suas lojas, as boas práticas de prevenção e contenção da COVID-19, que asseguram a segurança dos seus colaboradores e clientes. Numa fase de retoma das atividades, considerámos importante reforçar a perceção de confiança, submetendo os nossos espaços a uma avaliação feita por uma entidade externa e independente, para que colaboradores e clientes se sintam seguros nos nossos pontos de vendas.

joao_barbosa_auchan

O que é que é ou foi, efetivamente, inspecionado e/ou avaliado para as lojas Auchan receberem esta distinção?
O processo de aprovação é realizado por inspetores qualificados da empresa ALS, de acordo com os requisitos nacionais e internacionais de prevenção sanitária da COVID-19, e inclui uma avaliação do cumprimento de um conjunto de requisitos críticos, no que diz respeito, por exemplo, a práticas de segurança e saúde no trabalho, como a disponibilização de equipamentos de proteção individual apropriados a colaboradores e clientes; a práticas de higiene e desinfeção, que incluem a análise laboratorial da presença de SARS-CoV2 em superfícies, que nos ajudam a validar os desinfetantes que utilizamos para as zonas de contacto com os clientes e colaboradores; a práticas de manutenção, como a manutenção dos sistemas de ar condicionado, e a verificação da conformidade do plano de contingência com a realidade do espaço em cada loja, uma a uma.

De que forma é que esta garantia de segurança é transmitida ao consumidor?
Esta aprovação permite ao estabelecimento exibir e divulgar o relatório de inspeção em local visível.

Esta distinção faz a diferença na mente do consumidor na hora de optar por onde efetuar as suas compras?
Esta distinção faz seguramente diferença na mente do consumidor, que sabe que pode fazer as suas compras nas lojas Auchan com toda a segurança, sem colocar em risco a sua saúde e a saúde dos seus contactos, mas é também de extrema importância para os nossos colaboradores. A segurança e a saúde dos nossos colaboradores é, e sempre foi, uma prioridade para Auchan. E, neste contexto particular, queremos dar às nossas equipas todas as garantias para que possam exercer o seu papel com tranquilidade, minimizando ao máximo o stress. Esta distinção, atribuída por uma empresa internacional, líder em testes, inspeção e verificação, representa essa garantia.

Esta aprovação “Safety COVID” abrange somente as lojas ou, também, a operação de armazém e de logística?
As nossas plataformas logísticas também serão alvo de inspeção/verificação, a realizar já no dia 3 de julho. A plataforma de Peniche e a fábrica de Pescado embalado serão inspecionadas também durante o mês de julho.

“Considerámos importante reforçar a perceção de confiança, submetendo os nossos espaços a uma avaliação feita por uma entidade externa e independente, para que colaboradores e clientes se sintam seguros nos nossos pontos de vendas”

Que medidas é que a Auchan Retail Portugal já implementou nas suas lojas em Portugal? Qual o custo/investimento na implementação de todas essas medidas?
Para assegurarmos a segurança dos nossos colaboradores, e também dos nossos clientes, implementámos um conjunto de medidas práticas, como a instalação de barreiras de proteção em acrílico na zona das caixas, balcões de atendimento e até em algumas áreas sociais; o reforço das medidas de higiene e de afastamento e circulação em todas as lojas e locais de trabalho; e a disponibilização de máscaras, luvas, viseiras e de doseadores com gel desinfetante para os colaboradores. Adaptámos também os horários, de forma a alocarmos menos colaboradores aos períodos de maior afluxo de clientes.

Apostámos ainda na formação online com a disponibilização de formações digitais sobre a temática COVID-19: Boas práticas para atuação, proteção e comportamentos a evitar. Foi criada uma página internet para divulgação de noticias sobre a pandemia. Desenvolvemos um conjunto de sinaléticas e de imagens vídeo de divulgação de medidas preventivas e alertas para divulgação ao cliente e colaborador.

Foi também disponibilizada uma linha de Apoio e Aconselhamento Psicológico para os colaboradores e seus familiares, localizada no Centro Nacional de Segurança da Auchan (CNS), de forma a apoiá-los neste contexto particular, linha esta suportada por psicólogos clínicos, com experiência em situações traumáticas.

Esta aprovação por parte da ALS faz com que não seja necessário implementar mais nenhuma medida?
Esta aprovação assegura que as medidas obrigatórias, determinadas pelas entidades de saúde nacionais e internacionais, bem como um conjunto de medidas críticas para prevenir e conter a COVID-19 foram corretamente implementadas em todas as nossas lojas e estão a ser rigorosamente cumpridas.

Não importa apenas obter esta distinção, mas também manter em pleno funcionamento todos estes aspetos e futuras novas medidas. A manutenção deste sistema preventivo implementado será verificada, por rotina, no futuro em todas as lojas e uma a uma, através de conjunto de auditorias contratadas com entidades externas, repetindo as verificações enquanto estivermos em presença desta pandemia.