Sustentabilidade

Investigação, inovação e informação são motores para mais e melhor reciclagem

SPV_banda_desenhada

Investigação e inovação de embalagens para melhores resultados de reciclagem e mais informação para os consumidores são caminho para atingir objetivos da economia circular. Estas foram algumas das conclusões do webinar “Talk4Recycling”, organizado pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e que reuniu empresas, academia e especialistas em torno da reciclabilidade.

Na sessão de abertura, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV, deixou um alerta: “Temos perante nós um consumidor que irá cada vez mais pedir às marcas que reflitam os seus ideais e as suas preocupações, em temas como o consumo sustentável e a embalagem”, tendo assegurado que que este é um desafio “para o qual podem contar com a SPV”.

A mesa-redonda “Importância da redução e de uma maior reciclabilidade”, que juntou empresas como a Sonae, a L’Oréal e a Sumol+Compal e a professora e investigadora Ana Pires, foi um dos pontos mais marcantes do debate. O balanço da reciclabilidade é positivo embora se mantenha a ressalva de que muito ainda pode ser feito em termos de ecodesign, embalagens e educação ao consumidor.

A necessidade de uma colaboração constante entre as marcas que colocam embalagens no mercado e a sua entidade gestora de resíduos de embalagens, a Sociedade Ponto Verde ficou, mais uma vez evidente.

No final foi apresentada a Nova Iconografia de Reciclagem, um projeto da Sociedade Ponto Verde, desencadeado por uma colaboração com a Sonae para as suas embalagens de marcas próprias, que vem ajudar as marcas nas suas embalagens a esclarecer, de forma clara e simples, os consumidores sobre as práticas corretas de separação e reciclagem.

Depois deste webinar, que pode ser revisto aqui, a discussão em torno dos temas da sustentabilidade, marketing e investigação continua nos podcasts “Talk4Recycling”, que serão divulgados a partir de amanhã, 21 de maio, em http://talk4recycling.pontoverde.pt/