Quantcast
Sustentabilidade

IKEA Portugal poupa o equivalente a mais de 200 mil refeições em dois anos

Food_Waste_IKEA

Em pouco mais de dois anos, a IKEA Portugal evitou cerca de 40% de desperdício alimentar As contas foram feitas no dia em que se celebra, pela primeira vez, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, e revelam que desde abril de 2018, quando a IKEA Portugal começou um projeto de medição do desperdício alimentar nos restaurantes e bistros, através de uma solução de balança inteligente – o waste watcher até agosto de 2020, a operação nacional evitou o desperdício equivalente a 213 mil refeições e uma poupança de 666 toneladas de CO2.

De referir que, um terço de todos os alimentos colhidos e produzidos no mundo está a ser perdido ou desperdiçado todos os dias, que se traduz em cerca de 1,3 mil milhões de toneladas anualmente. Para além desta alarmante questão social, o desperdício alimentar é responsável por uma emissão de gases de efeito de estufa equivalente à da rede global de transportes terrestres, reproduzindo-se em milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.

“Na IKEA queremos ser impulsionadores de um mundo melhor, com melhores hábitos, sobretudo, a nível ambiental”, salienta Bruno Nabais, responsável de IKEA Food da IKEA Portugal. O responsável admite ainda que o desperdício alimentar tem “várias implicações sociais e ambientais, pelo que é crucial o trabalho conjunto de todos para mudar esta realidade. O sucesso do que já conseguimos alcançar com esta iniciativa deve-se essencialmente ao trabalho de consciencialização dos nossos colaboradores para o desperdício alimentar”.

Tudo isto leva a IKEA Portugal a acreditar que “a próxima fase deste projeto ampliará ainda mais este trabalho, sendo muito importante para alcançarmos os nossos objetivos e causar um impacto ambiental positivo”, destacando ainda Bruno Nabais que “tudo começa com pequenas mudanças”.

A segunda fase do programa, inserido na estratégia de sustentabilidade da IKEA, consiste em diminuir o desperdício que os clientes deixam no prato depois de saborear uma refeição nos restaurantes. Um estudo realizado a um número selecionado de lojas IKEA, indica que o desperdício alimentar dos pratos dos clientes, pode ser radicalmente reduzido, através de uma combinação de ações, centradas em pequenas mudanças nas formas operacionais de trabalho e na consciencialização a clientes e colaboradores, sobre o desperdício alimentar.

A IKEA conta com a colaboração de duas empresas, a Soluções Winnow e Leanpath, que, através das suas ferramentas e experiência, estão a ajudar nesta missão de proporcionar uma diminuição do desperdício alimentar em 50%, até ao final de 2021.