Retalho

Google Portugal lança programa para acelerar internacionalização de retalhistas

Google_for_Retail

A Google Portugal deu, hoje (19 de maio), início ao “Retail Export Accelerator Program”, um programa orientado para as empresas portuguesas de retalho e que visa proporcionar-lhes os recursos e as ferramentas de que precisam para as suas estratégias de crescimento e para a aceleração dos seus processos de internacionalização. Este programa surge na sequência de outros programas de aceleração, projetos e iniciativas lançadas e disponibilizadas para apoiar startups e empresas portuguesas de diferentes dimensões e diferentes indústrias.

Para o “Retail Export Accelerator Program”, foram selecionados sete retalhistas portugueses: Continente, Dott, Hôma, Lion of Porches, Mr. Blue, PCDIGA e Zippy. Com a duração de 10 semanas, o programa é constituído por oito sessões online com especialistas da Google em diversas áreas onde serão abordados vários temas relacionados com processos de internacionalização, insights de indústria, workshops diversos, sessões com convidados externos e ainda sessões de mentoring individuais.

“Exportar significa crescer o negócio, ser mais rentável, competitivo, inovador e resiliente. As empresas portuguesas têm qualidade para competir internacionalmente e queremos que, com as ferramentas e estratégias certas, este programa ajude a diminuir a lacuna entre o retalho em Portugal e a exportação via digital”, salienta Nuno Pimenta, Industry Head Start Ups, Retail & Travel na Google Portugal.

As empresas foram selecionadas com base nas suas fortes propostas de valor e por contarem com equipas ágeis que poderão testar e adaptar os seus comportamentos e estratégias de modo a aproveitar ao máximo cada uma das sessões do programa. Ao longo do programa serão estudados diversos mercados ao nível da procura, concorrência, logística, pagamentos e outros temas operacionais. Com base nestes pressupostos, o objetivo é que cada uma das empresas escolha quais os mercados em que quer entrar e chegue ao final das 10 semanas com vendas em pelo menos um novo mercado.

Na opinião de Gaspar d’Orey, CEO da Dott, “este programa é uma oportunidade de representar e levar as quase 1.000 empresas portuguesas que estão no nosso shopping online aos mercados externos”, esperando o responsável chegar “no final deste programa com melhores ferramentas para desenhar e construir o caminho da internacionalização”.

Já Joana Rocha, E-commerce Manager da hôma, admite que “a participação no Retail Export Accelerator Program permitirá consolidar e reforçar o nosso know-how para entrarmos nos mercados alvo”.

De referir que no início do ano, a Google Portugal tinha já trazido para Portugal a primeira edição do StartUps Growth Lab, um programa Google for Startups constituído por workshops, formação e mentoring para startups portuguesas para acelerar o crescimento por via da aquisição de novos clientes e de receita. No mês passado, a Indico Capital Partners juntou-se à Google para lançar o Indico Accelerator by Google for StartUps em Portugal.