Quantcast
Tecnologia

Faça pagamentos (e muito mais) com a Lydia

Lydia

A app financeira Lydia, que permite fazer pagamentos digitais sem custos associados, em qualquer parte do mundo, decidiu apostar em Portugal para cumprir com a sua estratégia de expansão. Lançada em 2013 por Antoine Porte e Cyril Chiche, a plataforma francesa está representada localmente em França e Portugal, mas conta ainda com a presença em Espanha, Itália e Bélgica.

A aplicação, que permite uma experiência bancária “simplificada”, apresenta aos utilizadores nacionais um produto “totalmente adaptado ao País”, com uma equipa de profissionais inteiramente portuguesa.

“O que mais me impressionou no primeiro contacto com a Lydia foi a simplicidade e eficiência de todo o serviço de pagamento. Antes, usava uma app para pagar aos meus amigos e outra para viajar, um cartão de crédito para pagamentos online, e nunca tinha usado contactless no meu telemóvel. Agora faço tudo na mesma aplicação e em segundos”, afirma Carlota Meirelles, country manager da Lydia Portugal.

De acordo com a empresa, todos os movimentos acontecem “em tempo real” (extrato, histórico de transações, transferências, criação de uma conta bancária e de um cartão Visa), pelo que o dinheiro “é movido com um simples ´arrastar´ entre contas”.

Conforme refere Carlota Meirelles, “a Lydia reinventou a utilização de serviços financeiros no telemóvel, na qual, pela primeira vez, podemos ter a mesma experiência de um serviço bancário, tal e qual como quando utilizamos o Spotify ou Netflix”.

Já fora da app, a Lydia permite que os seus clientes adquiram cartões nacionais Visa, aceites em todos os estabelecimentos, que possuem isenção de taxas para pagamentos e levantamentos no estrangeiro.

O serviço oferece dois planos: um totalmente gratuito, sem taxas nem comissões, mas com limite de utilização, e o Lydia Blue, com um valor mensal de 4,90€, mas gratuito para menores de 25 anos de idade. Os dois planos não têm taxas nem comissões para pagamentos e levantamentos no estrangeiro.

Em termos de segurança, a plataforma utiliza um sistema equiparado ao dos bancos tradicionais, não só com uma gestão anti-fraude, mas também com autenticação de vários fatores e ainda com acesso a um controlo total dos recursos ativos e limites do cartão. Para uma compra online mais segura, a Lydia permite também gerar cartões virtuais de utilização única.

A aplicação destaca o seu compromisso com Portugal pela voz de Carlota Meirelles, que salienta que “o nosso objetivo é acompanhar os nossos utilizadores portugueses, diariamente, em todos os seus pagamentos”.

Antes de se expandir para novos países, a Lydia conduziu vários testes para um conhecimento mais aprofundado da utilização da app em vários países, incluindo em Portugal em 2017.