Quantcast
Conferências DH

DH realiza ciclo de conferências digitais

Conferencias_DH_Digital_2

Tal como o comércio passou para o online, também as Conferências DH passaram para o digital. Apesar de não podermos estar juntos fisicamente, mantemos o propósito da partilha e debate de ideias. Por isso, a revista DISTRIBUIÇÃO HOJE está a trabalhar num ciclo de conferências online onde o “novo” consumo e consumidor, o e-commerce e a cadeia de abastecimento estarão no centro da agenda.

Para começar, no dia 26 de maio, colocaremos em cima da mesa o “novo” consumo e consumidor.

 

Até fevereiro, todos os dados indicavam uma evolução no consumo in e out of home. Tudo mudou a partir do 2.º dia do 3.º mês de 2020.

O que é que a pandemia COVID-19 veio trazer em termos de alteração dos nossos hábitos de consumo e compra? Como é que o consumidor/shopper olha para a sua despensa? Quais as categorias de produtos mais/menos comprados ao longo destes três meses? A Portugalidade e o Made in Portugal reforçaram a sua posição junto da distribuição moderna e consumidor? “Compro o que é Nosso” nunca fez tanto sentido; E quando sairmos do Estado de Emergência Que consumidor e consumo teremos? As e-commerce veio, definitivamente, para ficar? E que respostas darão os diversos players de mercado?

Estas serão algumas respostas que pretendemos dar e para as quais já estão confirmados o diretores-gerais da APED e da Centromarca, Gonçalo Lobo Xavier e Pedro Pimentel, respetivamente.

A segunda conferência, a realizar no dia 22 de junho, terá o e-commerce como tema central. A pandemia de COVID-19 veio trazer uma “explosão” e (re)descoberta do e-commerce, revelando a necessidade dos grandes players do retalho (re)ajustarem a sua oferta e de muitos dos pequenos comércios e produtores “reinventarem” o seu negócio, obrigando-os à tal transformação digital.

A resposta digital dada ao aumento da procura no e/m-commerce foi positiva? Houve soluções “fora da caixa”? Os grandes players estavam preparados? Como ajustaram a sua oferta? E os pequenos? Reiventaram o negócio? Teremos um consumo/consumidor mais digital no futuro? É na crise que surgem as grandes estratégias e desafios. O que já conquistámos? A tecnologia, packaging e a comunicação acompanharam as “novas” necessidades e exigências?

Finalmente, no da 7 de julho, a última conferência terá como tema principal a eficiência e eficácia da cadeia de abastecimento que nunca mereceu grande discussão, sendo unânime a opinião de que o circuito da produção à casa do consumidor, deva ser o mais rápido e menos oneroso possível. A “explosão” do e-commerce, devido à pandemia de COVID-19, veio colocar uma pressão enorme sobre quem produz/fornece, transporta, gere e vende, de forma a satisfazer quem compra e consome.

As perguntas às quais pretendemos encontrar respostas são: A cadeia de abastecimento estava preparada? Que resposta deram os diversos atores da cadeia de abastecimento? Quais foram os processos mais difíceis de ultrapassar nestas urgências? Que ensinamentos podem ser retirados? Há que rever a cadeia de abastecimento? Com mais entregas, onde fica a sustentabilidade? Teremos uma logística mais urbana, mais próxima do consumidor?

As inscrições realizam-se por conferência. Assim, já estão abertas as inscrições para a primeira conferência, de dia 26 de maio. No final desta, será possível efetuar a inscrição para a segunda conferência, no dia 22 de junho.

Para efetuar a inscrição na 1.ª conferência digital da DH, siga este link.