- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Danone reduz mais de 200 mil kg de plástico ao ano

A Danone retirou todas as tampas de plástico da generalidade dos seus iogurtes e leites fermentados líquidos. A medida começou a ser implementada em agosto no mercado nacional e vai ao encontro das medidas de sustentabilidade adotadas pela empresa, permitindo uma redução de mais de 200 mil kg de plástico por ano.

“Este é um importante passo para a nossa estratégia e compromisso para com o ambiente, mas não é o único. Estamos permanentemente a trabalhar para reduzir material de embalagem, escolher materiais menos prejudiciais para o ambiente e desenhar embalagens que sejam funcionais e mais interessantes de um ponto de vista da pegada ecológica que produzem. Esta é, no entanto, uma equação complexa entre oferecer ao consumidor uma experiência de consumo superior, a perfeita conservação do produto, a exequibilidade técnica da embalagem e trazer uma opção ambientalmente interessante. A remoção da tampa na generalidade dos nossos iogurtes e leites fermentados líquidos foi algo que conseguimos fazer e que nos possibilita minimizar muito o nosso impacto ambiental. Temos uma estratégia definida para continuar a minimizar este impacto através de outros produtos”, refeer Ludovic Reysset, country manager da Danone Portugal.

A remoção das tampas de plástico da generalidade dos iogurtes e leites fermentados líquidos não coloca em risco a conservação e qualidade do produto, uma vez que a estanquicidade da garrafa é assegurada pela tampa de alumínio que contém e não pela tampa de plástico, continuando o produto a ter total segurança e qualidade alimentar, seja no seu transporte, condições de refrigeração, conservação ou acondicionamento.

Na sequência da retirada das tampas, a Danone vai doar mais de 1 milhão de tampas de plástico ao Projeto “Tampinhas” promovido pela ANEM – Associação Nacional de Esclerose Múltipla –, que tem como objetivo converter as tampas em fundos para aquisição de material médico e ortopédico.