Retalho

Continente volta a ganhar na recordação publicitária

Continente_2

O Continente é a marca que ganha, segunda a Marktest, na recordação publicitária das marcas na semana 23 de 2020, correspondendo à segunda semana de junho, em que a Área Metropolitana de Lisboa viveu com algumas restrições, devido ao aumento do número de casos de infetados por COVID-19.

O investimento publicitário na televisão, mantém-se praticamente idêntico ao registado na primeira semana de junho, que já denotava um aumento face às semanas anteriores com um valor próximo ao do início do estado de confinamento (3.ª semana de março; semana 11).

O nível global de recordação de publicidade genérica (referência a pelo menos uma marca) revela, nesta segunda semana de junho, um pequeno aumento face à semana anterior. O número médio de marcas recordadas também registou um aumento, tornando-se no melhor valor de 2020. Noutras semanas, a percentagem de indivíduos que referiu pelo menos uma marca foi mais elevado, no entanto, foram menos as marcas que em média cada indivíduo referiu.

As classes de produto que registam mais menções são praticamente as mesmas e pela mesma ordem da semana anterior. Destaca-se o aumento de referências a super/hipermercados, que se mantém no primeiro lugar, com os principais contributos a chegarem do Continente, Lidl e Pingo Doce.

Os automóveis asseguram a segunda posição, com uma pequena descida e, por esta ordem, seguem-se as telecomunicações e a eletrónica/eletrodomésticos/informática, que registam valores idênticos entre elas, e que face à semana passada revelam menos recordação e troca de posição. Tal como na última semana, a classe desporto fecha o top5 e apresenta uma ligeira subida de recordação.

Ao analisar as marcas, os oito primeiros lugares são ocupados pelas mesmas marcas da semana anterior (semana 22), embora com algumas trocas de posição e diferenças de valores. Destaque para as subidas do Continente, do Pingo Doce, do Lidl e do Intermarché. O primeiro mantém o primeiro lugar, os dois seguintes trocam entre si e o último sobe do nono para o quarto lugar. Seguem-se NOS, Nike e MEO, com valores muito idênticos à semana passada e com troca de posição das duas últimas marcas. A Vodafone é uma das marcas que perde recordação e desce de quarto para oitavo lugar, ficando ex aequo com a Adidas, que com mais recordação, volta a fazer parte das 10 marcas mais recordadas.