O nível de consumo dos portugueses não variou muito na semana de 6 a 12 de abril, revelando os dados da SIBS para este manteve a tendência recente, destacando-se, neste período de Páscoa, uma estabilidade sobretudo nas compras físicas, num contexto de restrição de deslocações em território nacional.
De forma resumida, a continuação do isolamento social decretado pelo Governo não originou significativas alterações nos padrões de consumo dos portugueses, sendo que a maioria dos indicadores apresentados manteve-se constante na semana de 6 a 12 de abril face à semana anterior: registou-se um ligeiro decréscimo nas compras online e nas compras físicas, ou seja, menos 3 pontos e menos 1 ponto, respetivamente. Esta diminuição das transações foi acompanhada por uma pequena descida também do valor médio por compra tanto no e-commerce como em loja: –3,2% e -2,4%, respetivamente.
As transações no e-commerce continuam a registar um maior peso no panorama geral das compras em Portugal, estando agora 16 pontos abaixo da média registada antes da pandemia, e as compras presenciais em loja a registar menos 51 pontos no número de compras totais em comparação com o registo médio anterior à confirmação do primeiro caso de COVID-19.
Analisando por setores no online, mantém-se o destaque para o setor do Entretenimento, Cultura e Subscrições, com um aumento de 60% face à semana antes da pandemia, também do Comércio Alimentar & Retalho com um acréscimo de 41%, e da Restauração, Food Delivery e Take Away com um aumento de 40%, entre outros, como Farmácias & Parafarmácias, Perfumaria & Cosmética, Jogos & Brinquedos e Decoração & Artigos para o Lar.
A quebra de consumo de portugueses no estrangeiro e de estrangeiros em Portugal mantem-se praticamente inalterada vs a semana anterior, em níveis de -68% e -85% respetivamente face à média semanal antes do início da crise da COVID-19.
Destaque ainda para o MB WAY como o método de pagamento de preferência dos portugueses, tanto nas compras online como em loja, reforçando, nesta última semana, o peso no total das compras em Portugal. De assinalar que, na semana de 6 a 12 de abril, o número de pagamentos com MB WAY no comércio online voltou a superar a média registada antes da pandemia e mais 2 pontos relativamente à semana anterior. Também nas compras em loja, as transações através do MB WAY aumentaram 2 pontos face à semana de 30 de março a 5 de abril, estando agora mais perto de alcançar a média registada antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal.