- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Clima de consumo na Europa colapsa para valores negativos

Clima de consumo na Europa colapsa para valores negativos

Março marcou o colapso do clima de consumo [1] na Europa. Enquanto em fevereiro o clima estava com valores positivos (11,5), agora atingiu -0,5. Desde março de 2021, que o clima de consumo na Europa se mantinha em território positivo, apesar das quebras registadas nos primeiros meses deste ano.

De acordo com a Gfk Portugal [2], as expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram variações negativas em relação ao mês anterior.

 

Na vertente económica, o indicador caiu 37 pontos, com todos os países a apresentarem um clima negativo. A Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas (- nove pontos). Portugal caiu 46 pontos relativamente a fevereiro e possui agora uma pontuação de – 40.

No que concerne às expectativas salariais, este indicador caiu 30 pontos. A Hungria é o único país que mantém o indicador positivo, apesar da queda de 22 pontos. Portugal caiu 34 pontos face a fevereiro, atingindo os -27. Mesmo assim, está em melhor posição que países como Espanha (desceu 48 pontos, resultando em -48) e França (desceu 39 pontos para -38) e Reino Unido (menos dez pontos, para -51).

 

O indicador propensão para comprar é o que menos sofre com a conjuntura atual, tendo caído sete pontos. São a Hungria, Itália, Sérvia e Bulgária que conseguem manter indicadores positivos (+28, +11, + nove e + quatro, respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar caiu nove pontos, atingido os -23.