- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Continente permite que clientes utilizem caixas herméticas

O Continente permite agora que os seus clientes possam levar as suas caixas herméticas para compras nos balcões de charcutaria e take away.

Os clientes das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia (exceto Açores) podem agora  levar as suas caixas herméticas para compras nos balcões de atendimento de charcutaria e take away. A iniciativa, que tem com mote “Traga vazia, leve cheia. Reutilize a sua embalagem’’, pretende diminuir o uso de embalagens descartáveis.

Em comunicado, a cadeia de retalho [1] afirma que “se todos aderirem, a poupança poderá chegar às 210 toneladas de plástico anuais – o equivalente a 50 elefantes”. A iniciativa arrancou o ano passado em modo piloto no Continente Modelo de Vila do Conde, Continente Vasco da Gama e Continente Gaiashopping.

“Seguindo a nossa estratégia para uma utilização mais responsável do plástico, assumimos o compromisso interno de aumentar os níveis de reutilização nas nossas lojas. Na sequência deste compromisso, propusemo-nos a ser pioneiros em todas as iniciativas de reutilização a acontecer em Portugal”, explica o Diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC, Pedro Lago.

A insígnia [2] antecipa assim o estabelecido no Decreto-Lei n.º 102-D/2020: a partir de 1 de janeiro de 2022, todos os estabelecimentos comerciais vão ser obrigados a aceitar os recipientes trazidos de casa pelos clientes (e também a cobrar taxa pelas embalagens descartáveis de take away).