Quantcast
Retalho

Carrefour é a mais recente retalhista a apostar em supermercados inteligentes

City Carrefour Dubai supermercado inteligente

Após empresas como a Amazon e o Continente, a Carrefour é a mais recente retalhista a apostar num supermercado inteligente com reconhecimento através de câmaras. A loja Carrefour City + foi aberta no Mall of the Emirates no Dubai, revela a RetailDetail.

No total, o supermercado possui 97 câmaras que conseguem identificar produtos, vigiar o stock e seguir o tráfego dos consumidores. A Carrefour já tinha aberto lojas noutros locais onde os clientes não tinham de passar pelo check-out, mas ainda assim tinham de digitalizar os seus artigos manualmente. Sendo, por isso, a primeira aposta da retalhista neste novo sistema, onde as câmaras registam quando um cliente pega num produto e o adicionam automaticamente ao seu recibo.

Os consumidores têm acesso à loja no Dubai se tiverem a app específica MAF Carrefour instalada no seu smartphone. A MAF é a abreviatura do operador do centro comercial, Majid Al Futtaim. A aplicação foi concebida para reconhecer os clientes. O valor adquirido é automaticamente debitado a partir do cartão de crédito registado do cliente após a sua saída da loja. Na aplicação, recebem um recibo eletrónico.

Para a tecnologia de inteligência artificial, foi assinada uma parceria com a empresa tecnológica chinesa Aifi, que também é responsável pelas lojas sem pessoal da Wundermart e da AH. A Aifi sublinha que os clientes da loja serão identificados pela sua “estrutura corporal”, e que não é necessário qualquer reconhecimento facial ou armazenamento de dados biométricos.

“A loja representa um enorme salto para o retalho nos Emirados Árabes Unidos e na região”, afirmou o CEO da Majid Al Futtaim Retail, Hani Weiss, em comunicado.

Existem rumores de que há já planos para alargar o conceito para outras lojas Carrefour na região.