Quantcast
Retalho

Auchan Retail Portugal tem nova casa  

nova_sede_auchan

A Auchan Retail Portugal inaugurou a sua nova sede, em Paço de Arcos, num investimento de 17 milhões de euros.

Com 7.500 m2 de superfície, distribuídos por três pisos, a nova casa da Auchan Retail Portugal acolhe 500 postos de trabalho fixos e mais de 100 postos flexíveis. O espaço procura promover a colaboração e a criatividade, com um modelo global de open space híbrido, que contempla um conjunto de áreas informais e zonas alternativas de trabalho. A disposição circular do edifício e a sua baixa altura permite uma maior proximidade entre as equipas, que estão estrategicamente distribuídas por afinidade de funções. Já as diferentes áreas de trabalho estão organizadas por bairros, de forma a refletir a organização territorial da empresa em Portugal por zonas de vida.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que contou ainda com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, Pedro Cid, CEO da Auchan Retail Portugal, começou por referir que se trata de um edifício “aberto às equipas dos serviços de apoio, das lojas e à comunidade. Quisemos criar, aqui, um ambiente Bom, São e Local, que potencie a excelência de performance das nossas equipas e responda à confiança que depositamos nos nossos colaboradores, pondo à sua disposição diferentes tipologias de zonas e tecnologias de trabalho, e um conjunto de equipamentos e espaços de lazer que promovam o seu bem-estar”.

A luz natural é um dos pontos de destaque do espaço, que privilegia o uso de materiais de base natural, neutra e quente, que contrastam com o mobiliário e sinalética colorida, com códigos de cor organizados por pisos, adaptados à marca Auchan. Para fomentar a mobilidade e flexibilidade, não existem computadores fixos. Estão disponíveis várias áreas para diferentes tarefas, espaços flexíveis e adaptáveis, como a escada anfiteatro no átrio da entrada ou o auditório, que poderão acolher conferências ou reuniões, e salas de reunião com sistema de videoconferência.

A pensar no bem-estar dos colaboradores, um dos eixos fulcrais da militância da Auchan pelo Bom, São e Local, a nova sede conta com um restaurante central, com propostas adequadas a todos os estilos de dieta alimentar, coffee corners localizados nas zonas de transição entre áreas de trabalho, um amplo rooftop que permite avistar ao longe o mar, um jardim central e pátios interiores, áreas de lazer com mesa de snooker e matraquilhos, um ginásio com apoio de vestiários e balneário, um ATL, e um estacionamento com três pisos abaixo do solo, com capacidade para 300 lugares.

O edifício espelha ainda o compromisso da empresa com o ambiente. Dispõe de painéis fotovoltaicos na cobertura do estacionamento, controlo e gestão de iluminação e temperatura automatizados, reforçados pela estrutura de lâminas exteriores e estores de rolo, que ajudam a controlar a incidência direta de luz e a reduzir o consumo energético.

Numa demonstração de abertura e confiança, é promovida a livre circulação no espaço, através de um inovador sistema de controlo de acessos feito através de tecnologia de reconhecimento facial e de matrículas que, em função do registo prévio, permite percorrer todos as áreas da sede e estacionamento.

O edifício conta ainda com uma ala para os parceiros, uma zona de recrutamento e formação.