Retalho

Amazon aposta em expansão das lojas física “Go”

Amazon Go Grocery

A norte-americana Amazon, recentemente classificada como o retalhista mais valioso dos EUA pela Kantar, no seu Brandfootprint 2020, vai aumentar o número de lojas “Go”, formato que assenta na tecnologia cashierless “Just Walk Out”.

As novas lojas estão programadas para Redmond (Washington) e para a capital Washington DC e deverão ter cerca de 10.000 metros quadrados, o que significa que a companhia de Jeff Bezos está a planear lojas de dimensão maior, já que esta área é aproximadamente cinco vezes maior do que as 26 lojas Amazon Go já existentes.

Estas novas lojas apresentarão, contudo, a mesma tecnologia de rastreamento de clientes com câmaras e sensores que vinculam as compras à conta de um utilizador previamente registado na plataforma da Amazon.

Esta expansão do portfólio de supermercados “Go” da Amazon para um formato maior indica resultados positivos do primeiro lançamento da empresa em Seattle, em fevereiro de 2020. Com uma variedade que inclui produtos frescos, carnes, produtos de padaria e artigos domésticos, o conceito compete com os principais operadores de supermercados dos EUA, embora diferenciado do Whole Foods por meio da experiência sem checkout. Os retalhistas internacionais também estão a efetuar algumas experiências tecnológicas sem checkout, com a Lawson a lançar uma loja automatizada no Japão no início deste ano.

Com a COVID-19 a levar ao aumento da procura e aceitação do consumidor de soluções de checkout contacto, os fornecedores devem adaptar-se a essa nova realidade, advertem os analistas.

De referir que, em Portugal, o conceito mais parecido com este da Amazon pertence à loja Pingo Doce&Go, do grupo Jerónimo Martins, instalada no Campus da Nova SBE, em Carcavelos.