É já na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, a partir das 14h30, que a revista DISTRIBUIÇÃO HOJE realiza a 2.ª Conferência DH Live, desta feita, dedicada ao tema do comércio digital.
Desde o dia 19 de março de 2020 que o consumo em Portugal mudou. Com as pessoas confinadas em casa, devido à pandemia de COVID-19, os comportamentos e hábitos de compras sofreram alterações. Isso mesmo ficou registado nas várias análises efetuadas ao longo destes três meses pelas mais diversas entidades presentes no mercado português.
A pandemia de COVID-19 veio trazer uma “explosão” para uns, para outros uma (re)descoberta do e-commerce em Portugal. Foram várias a adaptações, readaptações, ajustes, reajustes, procura por serviços e soluções, e forma a conseguir ter capacidade de resposta para um consumidor que continuava a querer receber as suas compras “na hora”.
Desde grandes, a médias, a pequenos, a micro empresas e negócios foram muitos os que concluíram que não estavam (minimamente) preparados para este advento repentino do comércio digital.
Nesta 2.ª Conferência DH Live, contaremos com uma análise inicial ao mercado de Bens Tecnológicos de Consumo (BTC), a realizar por Miguel Faias e Rui Reis da GfK.
De seguida, o entrevistado será o diretor-geral da IDC Portugal, Gabriel Coimbra, que responderá às mais diversas questões sobre o atual estado do comércio digital no nosso país, mas também fará uma comparação com o que se passa no restante continente europeu e mundo, além de traçar algumas tendências para o futuro.
A Mesa Redonda, que finalizará esta 2.ª iniciativa da DISTRIBUIÇÃO HOJE, contará com a presença de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED; Pedro Santos, head of e-commerce da Sonae MC; Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA; Paulo Gomes, managing director da Granvine; e Fernando Amaral, fundador do Comerciantes.pt.
Ao longo das cerca de duas horas e meia, o evento tentará responder a questões como: A resposta digital dada ao aumento da procura no e/m-commerce foi positiva? Houve soluções “fora da caixa”? Os grandes players estavam preparados? Como ajustaram a sua oferta? E os pequenos? Reinventaram o negócio? Teremos um consumo/consumidor mais digital no futuro? É na crise que surgem as grandes estratégias e desafios. O que já conquistámos? Os pagamentos acompanharam as “novas” necessidades e exigências? O contacless e cashless ganharam terreno? Como vamos continuar a inovar nos pagamentos? Depois de passados os tempos conturbados, teremos as “compras por vingança” no físico?
As inscrições continuam abertas em https://clientes.ife.pt/event/conferencias-dh
Até dia 22!