Revista

A edição que marca o final de 2019 e o início de 2020. Boas Festas!

Capa_DH_480

O inRetail Congress 2019 é o grande destaque da edição que assinala o final de 2019 e marca o início de 2020 e que estará, em breve, nas bancas.

Durante dia e meio, a 9.ª edição do evento, com o tema “Omni Experiences to Inspire”, trouxe uma visão de como será Portugal em 2060 e como retalhistas e marcas poderão/terão de definir as suas estratégias.

Com o advento do comércio digital, as experiências proporcionadas aos consumidores no online e no físico assumem uma importância determinante. Mas também a sustentabilidade e as preocupações com o ambiente tiveram em destaque, deixando Filipa Herédia, corporate affairs manager da Mars, o recado: “a sustentabilidade não é só filantropia”. Além disso, “o mundo que queremos amanhã começa com aquilo que fazemos hoje”, defendeu.

Uma visão do que será a liderança no futuro foi trazido por três CEO: Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group (SBG); Pedro Cid, CEO da Auchan Retail Portugal, e Gaspar D’Orey, CEO do Dott, falaram sobre a realidade atual e da mudança de atitudes e mentalidades no setor, rumo a um novo mundo.

No final fica os números para a estatística: participaram 30 oradores, 40 empresas e associações.

Nesta edição de dezembro/janeiro trazemos, também, os principais destaques do Mobile World Congress em Los Angeles (MWC LA) e uma entrevista a Liu Yang, diretora de media e parcerias da AiFi, empresa que apresentou a solução de Inteligência Artificial para o retalho.

Ainda no retalho, visitámos o Centro Nacional de Segurança da Auchan, centro nevrálgico dos serviços de segurança do grupo de retalho alimentar.

Marcámos presença no XXI Congresso Nacional de Marketing “Now – Marketing in Times of Distraction”, organizado pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), e explicamos como, através de uma solução responsive, mobile first e com uma homepage desenhada como ‘montra’ da KASA, a nova plataforma (que integra sugestões de decoração a partir das coleções da marca) facilita a experiência de compra dos clientes, indo ao encontro da omnicanalidade que caracteriza o retalho emergente.

Na produção e finalizando um trio de artigos (os primeiros dois destacaram os Serviços de Apoio a Cliente – SAC) de retalhistas e de centros comerciais), debruçamo-nos sobre os SAC da indústria e de marcas de diversas áreas de atividade.

A jornalista Ana Rita Costa viajou até São Miguel (Açores) para o lançamento e para saber o que tem de tão especial o leite proveniente das pastagens açorianas, considerado por António Pedro Escabeche, diretor-geral da Unileite, “um valor patrimonial da região dos Açores”.

Luís Quaresma, Senior Client Executive da Kantar Portugal, analisa o mercado de azeite em Portugal, e Marta Valbé, diretora de Grande Consumo da Loop, New Business Models, opina sobre “A receita para a (re)definição dos modelos de negócio do Grande Consumo”.

A edição que chegara brevemente às bancas termina com um mercado cada vez mais em voga. Mais conscientes face ao ambiente, à origem dos alimentos e à necessidade de fazer uma alimentação saudável, os consumidores procuram cada vez mais produtos biológicos e vegetarianos. O crescimento a dois dígitos registado nas duas categorias revela que a alimentação bio e vegan deixou de ser um nicho para ser uma tendência de consumo e, atento, o retalho investe nesta área de negócio com ofertas diversificadas, apostando em conjugar valor nutricional com conveniência.

A equipa da DISTRIBUIÇÃO HOJE deseja a todos os leitores um Feliz Natal e um Excelente Ano Novo.

Estaremos de volta em 2020. Até lá, boas leituras!